Arquivo: Edição de 15-01-2016

SECÇÃO: Generalidades

Cheque Dentista

Este ano mantem-se a atribuição de cheque dentista a todas as crianças de 7, 10 e 13 anos que frequentem uma escola pública ou uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), através do programa nacional de promoção de saúde oral - PNPSO.
Assim, todas as crianças que nasceram em 2008, 2005 e 2002 receberão um cheque dentista entregue pelo seu professor/diretor de turma durante o início deste ano.
O cheque dentista é uma folha A4 impressa a preto e branco, cujo verso deve ser lido pelos pais/encarregados de educação, antes de ser entregue no dentista, pois contém informação muito importante sobre sua utilização.
Estes cheques dentista fazem parte do programa nacional de promoção de saúde oral (PNPSO), projeto saúde oral crianças e jovens (SOCJ) e devem ser sempre utilizados. Deverão fazê-lo num médico dentista aderente ao programa, cuja listagem está disponível na escola, na sua unidade de saúde e na internet na página da direção geral de saúde (DGS).
O médico dentista fará um plano de tratamentos que deve ser cumprido e poderá emitir novo cheque dentista se necessário (mais um se 7 e 10 anos, mais dois se 13 anos). Os pais/encarregados de educação devem assinar todos os cheques dentista, quando lhes for solicitado, após o término dos tratamentos.
Mesmo que lhe pareça que a criança não precisa de qualquer tratamento deve utilizá-lo, pois a sua utilização, prevê tratamentos preventivos (como selantes de fissura nos dentes molares, por exemplo), instrução e motivação para higiene oral. Os tratamentos curativos, apenas serão feitos se necessário (restaurações, extrações, desvitalizações, por exemplo).
Todas as intervenções serão registadas numa base de dados nacional, havendo assim, valores de referência para a saúde oral.
Por tudo isto, é fundamental que este cheque dentista, recebido na escola, seja utilizado.
Se ocorrerem alterações de saúde oral, para além destas idades, devem ser comunicadas ao médico de família da criança pois o programa de emissão de cheques dentista não se esgota aqui.
A unidade de saúde pública (USP) do agrupamento de centros de saúde (ACES) do Alto Ave, também está disponível para mais informação se necessário.

Ana Luisa Coelho
Enfermeira
USP/ACES Alto Ave

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.