Arquivo: Edição de 27-11-2015

SECÇÃO: Informação Religiosa

D. Nuno Almeida - novo bispo auxiliar de Braga

foto
O Papa Francisco nomeou, no dia 21 deste mês de novembro, D. Nuno Manuel dos Santos Almeida como bispo auxiliar da arquidiocese de Braga.
O novo prelado apresenta-se com o lema episcopal: Estou entre vós como aquele que serve (Lc 22, 27).
D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, refere que o novo bispo “chamado no Ano dos Consagrados e ordenado bispo no Ano da Misericórdia” é consagrado para o “serviço aos irmãos” e chamado a ser “anunciador da Misericórdia. D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, acredita que a nomeação do novo bispo auxiliar vai impulsionar a “conversão pastoral em curso” numa diocese “muito grande” e “com muitas exigências e solicitações”.
A ordenação episcopal de D. Nuno Almeida está marcada para 31 de janeiro, pelas 16 horas, na Sé de Viseu, donde ele é natural.

Nuno Manuel dos Santos Almeida nasceu a 1 de agosto de 1962, em Sátão, diocese de Viseu. Em 1972, ingressou no Seminário Menor de S. José, em Fornos de Algodres. Foi ordenado sacerdote a 19 de outubro de 1986.
De 1986 a 1989, foi pároco em Arões, concelho de Vale de Cambra.
De 1989 a 1994, exerceu a missão de secretário do Bispo de Viseu, D. António Monteiro, trabalhando também noutros serviços diocesanos.
Foi pároco de Sezures, Esmolfe e Trancoselos, no concelho de Penalva do Castelo, de 1994 a 2004, ano em que começou a sua caminhada como chefe de gabinete do Bispo de Viseu, D. António Marto. Desde outubro de 2013 que é pároco “in solidum” das 11 paróquias do arciprestado de Fornos de Algodres. O padre Nuno Almeida foi também professor no Instituto Superior de Teologia de Viseu, e, em 2012/2013, frequentou a Universidade Salesiana de Roma, onde está a concluir o doutoramento em teologia sistemática, com a tese ‘Busca de sentido da vida e reconciliação cristã. Leitura teológica de Viktor Frankl’.
Ainda na diocese de Viseu, foi responsável pelo Secretariado de Coordenação Pastoral (1991-1993), do Secretariado das Missões (1993-1999) e do Secretariado da Educação Cristã (2000-2006).
Os dotes do padre Nuno Almeida não se ficam pela ação pastoral, ele também toca e canta, tendo escrito as letras das músicas de um CD – “Basta um sorriso”, recentemente lançado pelo grupo de jovens de Fornos de Algodres, Cantus Fraternus, fundado por si para ajudar as obras da igreja.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.