Arquivo: Edição de 27-11-2015

SECÇÃO: Região

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em Guimarães

foto
A apresentação de um projeto pioneiro em Portugal, que promete mudar o paradigma da recolha de lixo em Guimarães, abriu, no passado dia 21 deste mês, na Extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, a programação da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que decorre até ao dia 29 de novembro, no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”, cujas iniciativas visam a sensibilização, a consciencialização e a educação da população para a sustentabilidade ambiental.
No Laboratório da Paisagem, a iniciativa “Vamos fazer uma Horta Vertical”, usando garrafas de plástico, ensinará comportamentos e pensamentos a adotar num futuro, que se quer mais sustentável. Com recurso a materiais reciclados, a comunidade educativa é também convidada a celebrar o Natal através da construção de presépios, cuja exposição estará patente no Laboratório da Paisagem, em Creixomil, entre 27 de novembro e 31 de dezembro.
Através de ações performativas no Centro Histórico, a 28 de novembro, entre as 18 e as 20 horas, nascerá o movimento “Mais noite, menos lixo” que alertará a população para a importância da redução de resíduos. Esta ação junta-se também na noite seguinte, 29 de novembro, ao início das Festas Nicolinas, promovendo-se o slogan “Se beberes, recicla! O Ambiente em Guimarães agradece”, com a colocação de ecopontos ao longo do Cortejo do Pinheiro.
No âmbito desta Semana será construído, pela primeira vez, um Pinheiro de Natal com recurso a materiais reciclados, que iluminará Guimarães alertando para a importância da reciclagem. A árvore natalícia, amiga do ambiente, ficará instalada no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara Municipal, sendo oficialmente inaugurada a 4 de dezembro.
Todas estas ações integram a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 e contam com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Universidade do Minho, Laboratório da Paisagem, Centro para a Valorização de Resíduos, Resinorte, Vitrus, Programa Ambiental “Pegadas”, Escola Secundária Martins Sarmento, Cineclube, Vimágua, Tempo Livre, Biblioteca Municipal Raul Brandão, Associação Supercães, LION “creative agency”, ‘Centro Nacional de Escutas/Junta de Núcleo de Guimarães, Banco Alimentar, Fraterna, Comissão de Festas Nicolinas 2015 e Banco Local de Voluntariado.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.