Arquivo: Edição de 30-10-2015

SECÇÃO: Região

Jazz regressa a Guimarães em 2015

foto
O Jazz regressa a Guimarães na 24ª edição que se realiza de 5 a 14 de novembro próximo. O Guimarães Jazz é um Festival de regressos, de continuidade e uma referência no nosso país e fora dele. Para Ivo Martins, diretor artístico, há mais de vinte anos, o Festival de Jazz 2015 acontece em “ano de boa colheita”, revelador do percurso traçado ao longo de mais de duas décadas.
A Associação Cultural Convívio, partilha, desde há vinte e quatro anos, a realização deste Festival de Jazz. Metade da história desta Associação é vivida na parceria de regressos e de reencontros jazzísticos.  O vereador da cultura da Câmara Municipal, José Bastos, disse, na conferência de imprensa do pretérito dia 23 deste mês, durante a apresentação do programa que, o Guimarães Jazz, é um projeto que se afirma por si mesmo, considerando-o, até, verdadeiro ex libris de Guimarães
Este ano, o Guimarães Jazz acolhe um extraordinário elenco de músicos: Oregon, Brian Blade and The Fellowship Band, Cholet Känzig Papaux Trio, Jason Moran, The Taylor Ho Bynum Quinteto, Joshua Redman, Aaron Parks, Matt Penman, Eric Harland, Archie Shepp, Maria Schneider Orchestra, entre muitos outros.
Para além dos concertos, continuam as habituais atividades paralelas, entre as quais as animações musicais que, ao longo das semanas do Festival, surgem de forma inusitada em vários locais da cidade. As jam sessions realizam-se no Café Concerto do CCVF durante a primeira semana e no Convívio Associação Cultural durante a segunda semana. Do programa consta ainda a apresentação do primeiro capítulo do documentário “Uma História de Jazz”, um projeto de Cristina Marvão e da produtora Os Fredericos. As oficinas de jazz serão orientadas, este ano, pelo pianista Alexander Hawkins, pelo contrabaixista Neil Charles e pelo baterista Tomas Fujiwara.

foto
Quinta 05 novembro, 22h00 
CCVF / Grande Auditório
Oregon
 
Sexta 06 novembro, 22h00
CCVF / Grande Auditório
Brian Blade and The Fellowship Band
 
Sábado 07 novembro, 18h00 
CCVF / Pequeno Auditório
Cholet Känzig Papaux Trio
 
Sábado 07 novembro, 22h00 
CCVF / Grande Auditório
Jason Moran: Fats Waller Dance Party
 
Domingo 08 novembro, 17h00 
CCVF / Grande Auditório
Big Band e Ensemble de Cordas da ESMAE
Direção Musical Taylor Ho Bynum e
Tomeka Reid
Domingo 08 novembro, 22h00 
PAC / Black Box 
Projeto Guimarães Jazz / Porta Jazz
 
Quarta 11 novembro, 22h00 
CCVF / Grande Auditório
The Taylor Ho Bynum Quinteto
 
Quinta 12 novembro, 22h00 
CCVF / Grande Auditório
Joshua Redman, Aaron Parks,
Matt Penman, Eric Harland: JAMES FARM
 
Sexta 13 novembro, 22h00
CCVF / Grande Auditório
Archie Shepp
 
Sábado 14 novembro, 22h00
CCVF / Grande Auditório
Maria Schneider Orchestra

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.