Arquivo: Edição de 13-06-2014

SECÇÃO: Informação Religiosa

recriação da lenda que originou a devoção a Nossa Senhora da Lapinha

“Conta-se de boca em boca e de geração em geração que apareceu uma pequena imagem junto de uns penedos, numa pequena gruta, numa lapa pequena, ou seja, numa lapinha, não se sabe quando ... no monte da Lapinha, em Calvos”. (Artur Magalhães Leite, in Senhora-à-Vila, Quatro séculos de fé e tradição cultural).
E segundo o mesmo autor, a lenda acrescenta que “alguém pensando tratar-se de uma qualquer Nossa Senhora fê-la recolher na igreja de S. Lourenço de Calvos, que é a igreja da paróquia. Todavia a imagem desaparecia da igreja e encontravam-na de novo na lapa ou em qualquer nicho nos penedos. Pela insistência deste comportamento, o povo entendeu que a Senhora queria que fosse venerada ali mesmo nos rochedos”.

foto
Ora, ao proceder à construção e equipamento do tão almejado parque de retiro junto do Santuário, com a instalação de mesas, bancos de pedra e fontenários, o empedramento das ruas e a criação de zonas relvadas, a Comissão Administrativa da Irmandade entendeu que fazia todo o sentido recriar esta lenda e, assim, resolveu também colocar uma imagem de pedra de Nossa Senhora da Lapinha no meio da penedia que foi subsistindo depois das várias intervenções que ao longo dos séculos foram feitas neste local.
Deste modo, já é possível apreciar este belíssimo conjunto rochoso recheado com a formosa imagem de Nossa Senhora da Lapinha em granito e materializando a lenda que esteve na base desta devoção com mais de quatro séculos de história.

Florentino Cardoso

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.