Arquivo: Edição de 24-04-2014

SECÇÃO: Informação Religiosa

Festa das Cruzes de Cerzedelo | 3 e 4 de maio

A vila de Cerzedelo, arciprestado de Guimarães e Vizela, celebra nos dias 3 e 4 de maio próximo a tradicional, bela e única Festa das Cruzes.
No sábado, dia 3, às 10h00, será inaugurada, na igreja românica, a exposição As Cruzes floridas da missão, uma iniciativa da paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo em colaboração com a província Portuguesa dos Missionários do Verbo Divino.
Na mesma data será lançado o livro As Cruzes floridas da missão, editado pela Fábrica da Igreja Paroquial de Cerzedelo. O novo livro inclui o depoimento de diversas pessoas e a história de cada Cruz familiar. Vai presidir à inauguração da exposição o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.
A exposição, coordenada por Isabel Maria Fernandes, técnica superior no Paço dos Duques de Bragança, é da autoria do casal Sara Lafuente e Ricardo Cardoso, ela arquiteta e ele professor (desempregado), respetivamente. Responsáveis, ainda, pela conceção gráfica; edição de imagem do livro e a tradução bilingue dos painéis que incluem a exposição.

foto
As Cruzes floridas da missão poderá visitar-se durante todo o fim de semana. A igreja românica estará aberta no dia 3, das 10h00 às 19h00 e no dia 4, das 9h00 às 18h00.
No sábado, durante o dia, os visitantes poderão observar “in loco” o asseamento, com flores naturais, das 16 Cruzes familiares. São de madeira – carvalho ou castanho - com cerca de 2 metros de altura e 3,5cm e espessura.
Na madrugada de sábado para domingo, a comunidade de Cerzedelo vai empenhar-se na elaboração dos belos e extensos tapetes floridos para “cobrir”/colorir cerca de 8 km de caminho, para a Procissão do Senhor aos doentes que sairá da igreja paroquial às 9h00 da manhã do dia 4 de maio, depois da celebração da eucaristia dominical, até junto de quantos estão impedidos – por falta de saúde ou velhice – de participar na eucaristia dominical.
Às 15h00 do dia 4 de maio, domingo, terá lugar a Via Lucis que percorrerá as 16 Cruzes familiares floridas num anúncio de Ressurreição. Vai presidir à celebração o padre Agostinho Saldanha, superior da comunidade dos Missionários do Verbo Divino, em Guimarães.
Nos dias a seguir à Festa das Cruzes, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, acolherá nos seus claustros, a exposição das 16 Cruzes familiares floridas, bem como a exposição As Cruzes floridas da missão.
A exposição estará patente no Paço dos Duques de Bragança, de 5 a 9 de maio.

C. Silva

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.