Arquivo: Edição de 10-01-2014

SECÇÃO: Informação Religiosa

Visita do Bispo Auxiliar de Braga a Caldas das Taipas

A visita do Bispo Auxiliar de Braga, D. Manuel Linda, a Caldas das Taipas, na passada sexta-feira, ficou marcada pela sensibilidade para as causas sociais, nomeadamente o papel desenvolvido no Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa (CSPMJS), uma instituição que alberga mais de uma centena de crianças até aos 6 anos e conta ainda com cerca de 60 idosos no Centro de Dia.
"Nestas visitas pastorais procuramos não só fazer atos religiosos mas também visitar estas instituições que tanto ajudam a promover a dignidade humana. A fé não vive apenas de Pai-Nossos e Avé-Marias", referiu D. Manuel Linda, depois de um convívio com as crianças e idosos do CSPMJS, acompanhado pelo presidente da direção daquela instituição, Ricardo Costa, e ainda o reitor da paróquia de Caldelas, padre Agostinho Ribeiro.

foto
Enquanto responsável pelo Observatório Social a nível nacional, D. Manuel Linda destacou o papel dos centros sociais, não só a nível da Igreja como também os privados, por forma a darem uma resposta à realidade cada vez mais problemática. O Bispo Auxiliar de Braga apontou como "dificuldade acrescida" o fato de não se realizarem protocolos de colaboração com a Segurança Social. "Já se sabe que nas paróquias rurais, principalmente, as pessoas não têm a mínima capacidade de pagar a despesa real. Estamos a tentar minimizar os problemas e avançar", adiantou D. Manuel Linda, dando conta de um estudo que está a ser desenvolvido pelos Centros de Braga, Lisboa e Porto em parceria com a Universidade Católica.
O presidente da direção do CSPMJS, Ricardo Costa, fez questão ainda de mostrar o novo Lar de Idosos que está a ser construído em Caldelas, cuja inauguração está prevista para este ano, e comungou do mesmo problema. "A abertura deste Lar só será possível quando for concretizado o protocolo com a Segurança Social. Há um enorme esforço para dar uma resposta cabal a esta área social, não é por acaso que se verifica uma grande procura pela parte dos idosos, mas sem um apoio da Segurança Social torna-se muito complicado dar saída a esta causa, embora temos de dar saída e responder a esta causa social", salientou Ricardo Costa.
O Lar de Idosos do CSPMJS contempla 30 quartos e cerca de 60 camas, num projeto global de 2,4 milhões de euros, sendo comparticipado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH) e ainda a Câmara Municipal de Guimarães.
D. Manuel Linda visitou ainda as instalações da Taipas Termal, o CART e os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

Ricardo Costa

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.