Arquivo: Edição de 20-12-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

Natal é Alegria

Anuncio-vos uma grande alegria…: nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor (Lc 2, 11).
Foi esta a mensagem vinda do alto e dada, em primeira mão, a simples pastores que “pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite” (Lc 2, 8). No contexto do anúncio, a alegria é o Messias Senhor, é Jesus e o anúncio, é o prelúdio do evangelho, como, aliás, se depreende da etimologia da palavra utilizada.
Todo o ambiente criado, nestes dias, no sentido de convidar as pessoas para momentos de alegria, …luz, melodias, mensagens, prendas, encontros especiais… na nossa cultura, tudo acontece porque é Natal, porque, mais conscientemente ou não, se acredita na Alegria, que é o grande mistério de Deus-Pai que, em Jesus Cristo, quis fazer parte da história do homem.
O Natal, como é vivido entre nós, continua a ter contornos de anúncio, de grande alegria, de evangelho. Os cristãos, porém, deverão sentir mais profundamente a interpelação de manifestar com autenticidade as exigências do Natal: abertura à misericórdia de Deus e propósito de a comunicar aos outros; sentir-se apanhado pela Palavra e fazer ressonância desse mesmo dom. Para isso, antes de mais, é necessário criar espaços para compreender a essência do Natal: Alegria. Não é certamente o conjunto de tantas ofertas para extravasar sentimentos e interesses, ainda que legítimos, o meio mais adequado para imergir na riqueza do Natal. Convívios, ações recreativas e culturais, experiências, e ilusões de consumismo, em longas horas de passagem pelas grandes superfícies comerciais, poderão até, de uma maneira ou outra, desviar ou desvirtuar a grande Alegria, o Natal, o grande encontro, que foi o início de libertação para toda a humanidade. É, pois, na pessoa dos outros, sobretudo daqueles que são portadores das mais variadas fragilidades, que reside o motivo incomparável do Natal, o reconhecimento de que Jesus está no meio de nós, a convicção de que não é possível parar ou suster o entusiasmo, pois que é pela doação e entrega de cada um que, em cada ano, haverá Natal.

SANTO NATAL; FELIZ ANO NOVO

Lima de Carvalho

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.