Arquivo: Edição de 11-10-2013

SECÇÃO: Região

Dia Mundial do Serviço Lionístico

foto
Fundado em 1917, por Melvin Jones, o Lions Clubs Internacional é a maior organização de serviços do mundo, com os seus 1.350.000 associados e os seus 46.000 clubes distribuídos por 208 países.
O dia 8 de outubro é anualmente celebrado pelos lions e pelas respetivas comunidades como o Dia Mundial do Serviço Lionístico, para manter acesa essa estreita relação de cumplicidade, na amizade e na partilha, que sempre existiu entre a Organização e a Sociedade na pessoa dos seus membros mais desprotegidos e desfavorecidos.
O Movimento Lion tem em Portugal e particularmente em Guimarães, no Lions Clube da cidade, uma das estruturas mais antigas e mais acreditadas, pela diversidade, frequência e valor da sua intervenção junto da população vimaranense: rastreios, campanhas de recolha de sangue para o Hospital, peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro, campanha de leite nas escolas primárias, apoio às instituições de serviço social do concelho, atividades pedagógicas a favor da paz e do ambiente (Cartaz da Paz e Dia da Floresta), apoio aos idosos, atribuição de bolsas de estudo a jovens carenciados, etc.
Vivemos momentos de grande intranquilidade e de algum sofrimento a nível das camadas mais pobres e vulneráveis da nossa Sociedade. O Movimento Lion, quase centenário, faz hoje todo o sentido, reveste-se da maior oportunidade, necessidade e urgência. E é nesta lógica da atualidade do serviço à comunidade que o Lions Clube de Guimarães se disponibiliza a cooperar, por si e em colaboração com as demais instituições sociais do concelho, na concretização de todas as ações que visem apoiar os que mais precisam ou aqueles que caminham para a valeta da vida.
Estamos e estaremos com o povo de Guimarães, mas também não somos indiferentes aos grandes problemas mundiais. Por isso trabalhamos, como sempre, a favor da minimização do problema da cegueira, a favor da alfabetização e escolarização de povos do Terceiro Mundo (Guiné) e a favor de causas reclamadas pelos valores da Paz e da Fraternidade Universal.
Servir… servir sempre… servir os outros… servir com os outros… autonomizar a capacidade de luta dos outros, dar voz e dignidade aos outros, esse é, esse continuará a ser, sempre, o lema que anima a Família Lion.
Guimarães pode continuar a contar com o seu Clube Lion. Guimarães pode continuar a mostrar o logo dos lions num cantinho da bandeira da cidade. Orgulhamo-nos de, na cidade berço, nesta nobre terra de Santa Maria, na Capital Europeia da Cultura, minimizarmos privações de hoje e forjarmos amanhãs menos dolorosos para as nossas gentes. Como nos compete. Como exemplo de doação. Como dádiva oculta pela grandeza de quem a pratica.
 
O Presidente do LC Guimarães
CP Eduardo Soares Pinto

O Lions Clube de Guimarães, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Serviço Lionístico, ofereceu, no dia 8, 282 Kits de reforço das refeições das Cantinas Sociais da Cidade.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.