Arquivo: Edição de 27-09-2013

SECÇÃO: Região

GUICUL – Guimarães Arte e Cultura - 2013/2014

A apresentação da temporada 2013/2014 do GUICUL – Guimarães Arte e Cultura, teve lugar no passado dia 17 deste mês, em conferência de imprensa, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor – CCVF, data em que o CCFV comemorava oito anos de atividade.
Para a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Guimarães, drª Francisca Abreu, o megaprograma para a temporada 2013/2014 é um investimento mais forte e ousado na produção e criação de cultura.
Com a Capital Europeia da Cultura – CEC 2012, Guimarães alargou-se, ampliou-se, cresceu e avança  agora para outros horizontes, afirmando-se como uma cidade criadora de cultura.
O GUICUL é composto pelos seguintes equipamentos culturais, cuja gestão e programação são da responsabilidade d’ A Oficina: Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, Centro de Criação de Candoso, Espaço Oficina e Black Box da Fábrica Asa.
O programa do GUICUL tem a direção artística, coordenação e articulação da programação,  a cargo de José Bastos; Elisabete Paiva, no Serviço Educativo; Ivo Martins, com o Guimarães Jazz e a Área Expositiva do Palácio Vila Flor; Marcos Barbosa, Teatro Oficina; Nuno Faria, Centro Internacional das Artes José de Guimarães; Rui Horta, Artes Performativas e Rui Torrinha, Música.
Na temporada 2013/14, a programação do GUICUL reflete um conjunto de propostas transversal e eclético, onde se destaca o trabalho em rede e em parcerias, bem como o apoio à criação artística e à coprodução. Na próxima temporada, o Centro de Criação de Candoso será, a casa e o espaço de trabalho de vários artistas e companhias como João Garcia Miguel, Sofia Silva, Inês Barahona, Patrícia Portela, Victor Hugo Pontes com Ao Cabo Teatro, Companhia Útero e Circolando, entre outros.
Guimarães projeta-se como cidade das artes e da cultura e dá continuidade a grandiosas expressões de arte como o Guimarãez Jazz, que se realizará de 7 a 16 de novembro próximo; o Guidance, festival de dança, em fevereiro de 2014 e os Festivais Gil Vicente, em junho de 2014.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães - CIAJ, uma estrutura dedicada à arte contemporânea e a sua relação com outras expressões de arte de diferentes culturas e disciplinas, integrará também a programação de âmbito internacional com a recuperação do arcaico para o projetar no contemporâneo.
Prosseguindo a investigação sobre a obra de José de Guimarães, o CIAJG apresenta a obra gráfica do autor, (1962-2012), um extenso conjunto de trabalhos nas mais diversas técnicas e de suportes, tais como xilogravura, água-forte, água-tinta, litografia, serigrafia, entre outros, bem representativos do universo de referências do autor.
Ainda no âmbito das artes visuais, durante o ano de 2014, o Palácio Vila Flor irá acolher as exposições de Arlindo Silva (de janeiro a abril), Pedro Tudela (de abril a junho) e André Cepêda (de setembro a dezembro).
A programação do GUICUL mantém na agenda cultural para 2014 a Noite Branca (em julho) e a Feira Afonsina (em setembro). A Plataforma das Artes e da Criatividade voltará a ser palco de mais uma edição da Plataforma da Música durante o mês de julho, um evento que tem trazido a Guimarães reconhecidos nomes nacionais e internacionais do panorama musical.
Toda a programação do GUICUL será apresentada, ao nível da comunicação, através de uma agenda cultural mensal que, desde abril deste ano, substituiu a agenda do Centro Cultural Vila Flor.
Tendo em conta a sua filosofia de programação, desde o início deste mês de setembro também a programação do CAAA - Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura passou a integrar a agenda do GUICUL.
A página www.guicul.pt estreou-se naquele dia 17, tornando-se agora, parte integrante de todos os suportes e materiais impressos de comunicação. A página será a versão online da agenda cultural do GUICUL e porta de entrada para outros websites como o www.ccvf.pt ou o futuro website do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Acedendo à página WWW.guicul.pt é possível encontrar informação sobre todos os equipamentos culturais que integram o GUICUL, bem como conhecer em detalhe cada um dos eventos, espetáculos ou atividades que estão programados. É ainda possível pesquisar a programação por diferentes categorias – música, teatro, dança, exposições, etc. – e adquirir os bilhetes através da plataforma da Bilheteira Online.

foto

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.