Arquivo: Edição de 27-09-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

GUARDAR A FÉ – GUARDAR O OUTRO

Semana Nacional da Educação Cristã

A Semana Nacional da Educação Cristã decorre de 29 de setembro e 6 de outubro. O tema para a Semana deste ano está centrado na transmissão da fé e na solidariedade, pelo que divulgamos, na íntegra, a Nota Pastoral.
A expressão é do Papa Francisco e alerta para a vivência do Ano da Fé. Pelo seu sentido e alcance foi escolhida para lema da Semana Nacional da Educação Cristã. O Ano da fé, no dizer de Bento XVI que o proclamou, “é um tempo de graça que nos tem ajudado a sentir a grande alegria de acreditar, a reavivar a perceção da amplitude de horizontes que a fé descerra, para a confessar na sua unidade e integridade, fiéis à memória do Senhor, sustentados pela sua presença e pela ação do Espírito Santo.” Todos são chamados a reconhecer a fé como dom inestimável de Deus. Um dom de amor de Deus para connosco que não se pode separar do amor e da atenção aos outros, crentes ou não crentes, concidadãos ou estrangeiros. Dom de Deus recebido deve ser sempre dom comunicado e partilhado. Só o poderá ser, se for proposto de maneira viva, traduzindo a fé no testemunho das boas obras e da vida cristã que nascem da fé.
Guardar a fé é apreciá-la, agradecê-la, alimentá-la, celebrá-la, viver dela, torná-la inseparável da esperança e da caridade em todas os momentos e circunstâncias da nossa vida concreta. É fazer dela vida e sentido para a vida. É mostrar que amar a Deus e ao próximo é o mesmo mandamento do amor. É olhar para o Alto, de onde nos vem todo o dom perfeito e a luz para o espírito, olhar à nossa volta e ver com os olhos do coração quem nos cerca e vai pelo mesmo caminho, olhar sempre com os olhos atentos e amorosos de Deus. Diz o Papa Francisco, na sua primeira encíclica “Luz da fé”, que “urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes
acabam também por perder o seu vigor”. Vemos como é verdadeira esta palavra no dia a dia de muitos cristãos e comunidades cristãs. Se a fé é luz, tudo no crente ilumina a sua vida e isso o leva à preocupação de que pelo seu testemunho também os outros vejam e se abram ao dom de Deus. Assim se concretiza o “Guardar a Fé – Guardar o outro”.
A fé não é um ensinamento de doutrina que leva o crente apenas a algumas práticas religiosas. É vida que gera vida. É um ato de amor que gera e comunica amor. É realizar, num único gesto, o mandamento de amar a Deus e ao próximo.
Os educadores da fé devem, por isso, ter o cuidado de transmitir a mensagem de modo a que ela seja um “ensinamento para a vida”.

foto
É isso mesmo a catequese. Só ensinando a ver os outros com os olhos de Deus sentiremos que estamos no caminho da fidelidade à missão de educadores da fé. Assim ajudaremos as crianças e os jovens a experimentar que não se pode amar a Deus sem amar o próximo. E amar não é um mero sentimento de simpatia, mas um gesto convicto de acolhimento e respeito, de ajuda e partilha fraterna, de presença amiga na alegria e na dor, de estar atento e tratar cada pessoa, conhecida ou desconhecida, como se trataria o próprio Jesus, Filho de Deus e nosso Irmão.
Que esta Semana Nacional da Educação Cristã ajude todos os educadores da fé a viver como crentes esclarecidos e coerentes, e a serem mediadores fiéis dos dons de Deus, postos tão generosamente ao alcance de todos.

Festa da Natividade da Virgem Santa Maria
8 de setembro de 2013

«GUARDAR A FÉ – GUARDAR O OUTRO»
Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.