Arquivo: Edição de 27-09-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

Arciprestado de Guimarães e Vizela

Novo rosto do organograma

Em julho passado, foram nomeados e imediatamente entraram em funções o arcipreste e vice-arcipreste de Guimarães e Vizela, padre Constantino Matos de Sá e padre Samuel Miranda Vilas Boas.
O dia 19 deste mês, em reunião plenária do “Dia Sacerdotal”, no Seminário do Verbo Divino, presidida pelo bispo auxiliar D. Manuel Linda, foi ocasião para o arcipreste apresentar e propor os elementos que hão de preencher os quadros da instituição, em ordem à manutenção e dinamismo necessário para o melhor funcionamento dos diversos órgãos. Desde logo, foi proposto para secretário do arciprestado, o padre Francisco Xavier Gomes Oliveira recentemente empossado pároco de Polvoreira e Tabuadelo, que assim cumpre e tradição de ser o sacerdote mais novo a desempenhar aquela função. Em espírito de abertura e solidariedade, aceitaram ser delegados dos vários setores da pastoral os seguintes sacerdotes: A - João Fernando Peixoto de Araújo – Família e Laicado; B – Manuel António Pinheiro de Faria – Catequese e Samuel Miranda Vilas Boas – Juventude; C – Henrique dos Santos Ribeiro – Liturgia e Ministérios, apoiado por uma equipa de Formação constituída pelos padres Francisco José de Jesus Oliveira, José António Fernandes Antunes e Abel Braga Arantes de Faria; D – Américo Pinto Ribeiro – Ação Social e caritativa; E – Comunicação Social – Miguel Augusto Freitas Teixeira e Carlos Lopes de Sousa; F – Vocações – José Ferreira Marques. Por proposta do padre José Silvino de Magalhães Araújo, capelão do Hospital da Senhora da Oliveira, foi criado também o setor da Saúde, cuja responsabilidade o próprio assumiu.
Os setores locais, Guimarães cidade Um, Guimarães cidade Dois, Caldas das Taipas, Ronfe, Pevidém e Vizela deverão reunir até 23 de outubro, dia em que reunirá o Conselho Arciprestal, assim com todos os elementos já definidos.
Ficou estabelecido que o Dia Sacerdotal Arciprestal (encontro plenário) acontecerá em novembro (dia 14); janeiro (09); março (13); maio (08) e julho (10; nos meses intercalares reunem os setores.
O senhor D. Manuel Linda falou das Visitas Pastorais ao arciprestado, as quais entram, agora, na segunda fase e terminam em 6 de abril com a visita à paróquia de Nossa Senhora da Oliveira.
Por voto secreto foi eleito para delegado do arciprestado de Guimarães e Vizela ao Conselho Presbiteral, órgão arquidiocesano, o padre João Luís dos Santos Matos, pároco de Gondar.
Mereceram a devida atenção a abertura do Ano pastoral em 6 de outubro (por paróquias) e o Encerramento do Ano da Fé (novembro, 22, em Braga-Sameiro e dias 23 e/ou 24, no arciprestado. Anunciada foi também a Apresentação do documento sobre a Iniciação Cristã, elaborado pelo bispo auxiliar, D. António Moiteiro, que, naturalmente criou muitas expectativas.
O Dia Sacerdotal terminou com alegre convívio à mesa, o qual serviu também para referências especiais aos sacerdotes que cumpriram a sua ação pastoral no arciprestado e àqueles que passam a integrar os quadros do mesmo, de modo particular a Comunidade Religiosa do Seminário do Verbo Divino.

L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.