Arquivo: Edição de 14-06-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

Missionários do Verbo Divino

P. José Antunes
Doutor em Teologia Sistemática

O P. José Antunes, atual membro do Conselho Geral dos Missionários do Verbo Divino, marcou mais um passo importante na sua vida missionária e formação teológica. No dia 5 de junho de 2013, defendeu com sucesso, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, a sua tese de doutoramento na área da Teologia Sistemática intitulada “Diálogo Profético – Identidade e missão da Congregação do Verbo Divino segundo o seu XV Capítulo Geral (ano 2000)”.
O júri, presidido pelo professor Tolentino Mendonça e composto ainda pelos professores Eloy de la Fuente, João Paulo Oliveira e Costa, Luís Filipe Tomaz, D. António Couto, José Nunes, o orientador do trabalho, e Ana Jorge, coorientadora do mesmo, atribuíram-lhe a nota máxima, Suma cum laude, por maioria.

foto
O P. Heinz Kuluke, Superior Geral SVD, veio de Roma para participar neste evento. Estiveram presentes ainda, além deste responsável máximo da Congregação, um bom número de confrades verbitas da Província Portuguesa, bem como Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, familiares e amigos do recém-doutorado.
Ao P. José Antunes os nossos parabéns e votos de continuação de um bom trabalho ao serviço da Congregação e da Igreja.

Texto: Feliciano Sila
Foto: João Cláudio


Jantar africano em Guimarães

foto
Realizou-se no dia 1 de junho, no Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, o 8º Jantar Africano. Este evento, organizado pelo grupo Diálogos-leigos SVD para a Missão, já se tornou um momento de reencontro e convívio muito aguardado por todos. A alegria contagiante da pequenada presente - ou não fosse o seu dia especial! – rapidamente se propagou pelas mais de duas centenas de pessoas que marcaram presença neste jantar. A decoração do espaço, a deliciosa Cachupa, os trajes de alguns elementos presentes… fez-nos viajar por terras africanas e fazer a experiência da verdadeira partilha missionária. O momento foi aproveitado para divulgar o grupo, suas atividades e objetivos através da apresentação de algumas experiências realizadas. Como a missão é para todos…a receita deste jantar destina-se a apoiar os projetos de voluntariado em Portugal. Foi ainda lançado o desafio para a recolha de livros infantis, dicionários de língua portuguesa, jogos/quebra-cabeças…com destino para Angola, a fim de se criar uma biblioteca.

Emília Moura


E a festa animou…
Amigos do Verbo Divino em Guimarães

O dia 26 de maio de 2013 terá sido vivido de muitas maneiras. Em Guimarães, não se vai esquecer tão rápido a conquista da Taça de Portugal. Também os amigos do Verbo Divino, que se deslocaram até ao Seminário, puderam acompanhar através das imagens o que ia acontecendo em Lisboa.
foto
Antes disso, teve lugar a celebração da Eucaristia como tempo marcante para a escuta da Palavra e deixar-se alimentar por Quem se faz Alimento para nós. Como sinal da abertura à Missão noutros contextos, foi apresentado o projeto das Mãos Unidas sobre o apoio a uma escola no Equador.
Depois, foi o momento para o almoço partilhado. Para animar a festa chegou o grupo de bombos de Santa Maria do Souto. E a tarde continuou animada…e mais animada ficou com os gritos que se fizeram sentir com a alegria que inundava a cidade.
Encontro de amigos com a Missão na alma…e com o Vitória no coração!


Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.