Arquivo: Edição de 24-05-2013

SECÇÃO: Região

Grande festa dos Museus em Guimarães

Os três museus de Guimarães: o de Alberto Sampaio, o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães, assinalaram de forma grandiosa o Dia Internacional dos Museus. As celebrações iniciaram-se no final da tarde do dia 17, com uma celebração da Palavra na Capela Palatina do Paço dos Duques e prolongaram-se até à noite do dia 18 de maio.
O conjunto destes três museus recebeu, naqueles dois dias, cerca de 5000 visitantes. Teatro de sombras e jogos foram as atividades que mais se destacaram dirigidas aos mais novos.
A recriação da figura do primeiro diretor do Museu de Alberto Sampaio, Alfredo Guimarães, permitiu guiar os visitantes pelo Museu para conhecer melhor o seu espólio. No decorrer do Dia Internacional dos Museus coube, ainda, ao atual diretor, Manuel Azevedo Graça, orientar uma visita pelas coleções do Museu.
O Castelo de Guimarães acolheu a exposição de cetraria, no âmbito da parceria estabelecida com a ArtFalco. Falcões voaram pelos céus de Guimarães, numa demonstração de uma antiquíssima arte cinegética.
Também o Paço dos Duques de Bragança abriu com visitas guiadas e recriações históricas. Estas últimas couberam ao grupo de Milícias de Santa Maria, que deliciou adultos e crianças, interagindo com elementos do público e fazendo rir quem via. A fechar o programa, houve dança com a Academia de Bailado de Guimarães, revivendo um dia de corte do século XVII.

foto

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.