Arquivo: Edição de 26-04-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

Festa das Cruzes

foto
Entre as várias manifestações religiosas desta vila vimaranense, uma das mais simbólicas, importantes e participadas é a Festa das Cruzes, de invocação cristológica que se celebra nos próximos dias 4 e 5 de maio deste ano. Em Cerzedelo presta-se culto à Cruz Gloriosa da Ressurreição de Cristo no primeiro domingo após o dia 3 de maio.
É medieval a inspiração da Festa das Cruzes. Evento significativo de Cerzedelo, a Festa das Cruzes inspira a composição do brasão da vila, que regista 16 cruzes. A festa, que se aproxima de uma romagem ao Senhor do Calvário, realiza-se todos os anos e traduz-se na apresentação de 16 cruzes floridas. Apesar da padroeira da vila ser Santa Cristina, a Festa das Cruzes é a festa paroquial por excelência, a romaria está relacionada com a Festa das Cruzes da cidade de Barcelos, de cujo termo a freguesia de Cerzedelo fazia parte.
O dia de sábado é dedicado ao asseio das 16 cruzes familiares e o domingo começa com a celebração da eucaristia às 8h00, seguida da procissão do Senhor aos Doentes. Este ano, são 15 os doentes que vão receber a comunhão eucarística na manhã do dia da festa. O percurso deste ano será superior ao dos anos anteriores e todo ele coberto com belos tapetes de flores naturais ou serrim tingido.
A celebração da Via Lucis tornou-se o elemento central destas festas que acontecem em pleno tempo de Páscoa: a Cruz Gloriosa da Ressurreição no percurso das 16 cruzes familiares floridas.
Pela vez primeira vez na história desta comunidade paroquial, o senhor arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir à celebração da Via Lucis na tarde do domingo, dia 5 de maio. Motivo de alegria e de esperança para maior divulgação da beleza da Festa das Cruzes de Cerzedelo.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.