Arquivo: Edição de 22-02-2013

SECÇÃO: Informação Religiosa

Escuteiros em ação de solidariedade

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) prepara uma maratona de 48 horas de voluntariado neste fim de semana, 23 e 24 de fevereiro. A iniciativa de voluntariado vai juntar cerca de 6000 escuteiros em vários projetos espalhados pelo país, trazendo às suas localidades um trabalho em prol dos outros.
Neste fim de semana, de norte a sul do país e ilhas realiza-se pela segunda vez as 48 horas do voluntariado, uma iniciativa integrada nas comemorações dos 90 anos do CNE com o objetivo de sensibilizar os jovens para o voluntariado, o espírito de serviço e a solidariedade.
Os escuteiros católicos vão intervir em áreas de apoio social, património, ambiente, cultura, educação e saúde. O apoio de cerca de 1200 voluntários não escuteiros e de várias instituições em conjunto com os jovens escuteiros vai permitir que escolas sejam pintadas, canis e mercados reabilitados, matas sejam limpas e trilhos criados, seja ainda feita a recolha e distribuição de alimentos e roupas, entre muitas outras ações. Ao todo são mais de duas mil pessoas envolvidas para criar melhores condições, que permitam que 20 mil portugueses beneficiem.

foto
“Atividade simples mas mobilizadora do todo nacional que, nas diversas comunidades locais, vai dar sentido a dois dos pensamentos mais marcantes de Baden-Powell: «deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos» e «só se é feliz contribuindo para a felicidade dos outros». Cada um poderá fazê-lo de forma individual, com o seu bando, patrulha, equipa, tribo ou secção, mas também com amigos e familiares que não são escuteiros. O importante não é tanto quem faz ou como faz, verdadeiramente importante é o Amor com que se faz. É este sentido de Servir os outros que dá, a cada uma destas ações, uma dimensão que marcará indelevelmente tanto quem as pratica como quem as recebe. É ainda um momento marcante na autoeducação de crianças e jovens, claramente enfocado por uma visão humanista e cristã do «ser cidadão»”, como refere o chefe nacional do movimento escutista, Carlos Alberto Pereira.

secretaria nacional do CNE

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.