Arquivo: Edição de 08-02-2013

SECÇÃO: Região

GUIdance em Guimarães | 3.ª edição

de 13 a 23 fevereiro
De 13 a 23 de fevereiro, Guimarães acolhe, pelo terceiro ano consecutivo, o GUIdance, o festival internacional dedicado à dança contemporânea que tem trazido a Guimarães algumas das mais conceituadas companhias e coreógrafos nacionais e internacionais.
Este ano, o GUIdance apresenta-se em espaços que resultam do ano de Capital Europeia da Cultura. Os espetáculos dividem-se, assim, pelos auditórios do Centro Cultural Vila Flor, pela Black Box da Fábrica Asa e do CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura. Acompanhado por alguns dos coreógrafos que integram a programação, o festival visita também as escolas secundárias do concelho, possibilitando aos jovens estudantes conhecer   o percurso e as motivações dos criadores artísticos. 
A Australian Dance Theatre abre o GUIdance, no dia 13 de fevereiro, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
A 14 de fevereiro, na Black Box da Fábrica Asa, apresenta-se a  dupla de criadores Cecilia Bengolea e François Chaignaud  com o espetáculo “altered natives’ Say Yes To Another Excess – TWERK”.

foto
Nesse mesmo dia será apresentada, em estreia nacional, a mais recente criação de Marina Nabais, intitulada “O Peso de uma Semente, apresentado às 15h00, no Pequeno Auditório do CCVF. 
A 16 de fevereiro, Tânia Carvalho apresenta “O Reverso das Palavras”, a sua mais recente criação estreada no passado mês de janeiro no Festival Aire de Jeu, em Lyon, França. 
“Regina The Ritual Wedding”, do Útero Associação Cultural, abre a segunda semana do Festival, com um espetáculo que resulta do encontro entre os artistas Regina Fiz e Miguel Moreira.
O espetáculo vai estar em cena no dia 20 de fevereiro, às 22h00, e nos dias 22 e 23, às 24h00, no CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura.
No dia 21 de fevereiro é a vez de Olga Roriz apresentar no Centro Cultural Vila Flor “A Cidade”, uma reflexão sobre a atmosfera de pressão, contaminação, alienação e desgaste que as cidades causam no ser humano.
Kaori Ito, coreógrafa japonesa, vem no dia 22 apresentar “Solos”.
No dia 23 de fevereiro, “A Ballet Story”, de Victor Hugo Pontes, encerra o GUIdance 2013. O espetáculo é da autoria do vimaranense Victor Hugo Pontes, que teve estreia mundial na edição de 2012 do GUIdance e regressa novamente ao festival. Considerado o melhor espetáculo de dança de 2012 (Jornal Expresso) e espetáculo de dança do ano (Jornal Público), “A Ballet Story” é uma peça complexa e original, um exercício que introduz novos elementos de interpretação a partir da recombinação entre história, música e dança. Um quadro artístico exigente feito de momentos de grande vigor, de apurado sentido estético e, sobretudo, de uma originalidade assinalável.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.