Arquivo: Edição de 14-09-2012

SECÇÃO: Generalidades

Opiniões que Valem
Quem disse? (46)

foto
Somos forçados a reconhecer que o Cristo destes grandes apóstolos, S. Paulo e S. João, ultrapassa ainda em certos aspectos a admirável descrição que os Evangelhos nos transmitem.

Sempre que se escuta a Palavra de Deus na palavra do homem, a mensagem da Bíblia deixa de ser uma mensagem do passado para se tornar num acontecimento actual. Acontece então que Deus fala e o homem escuta, e isso significa que ele aceita a mensagem de Jesus Cristo.

O homem é pecador em virtude da sua ignorância e do seu egoísmo. Desde os primeiros dias a sua história perdeu-se na conduta, de tal sorte que se tornou desde então alheio às próprias forças que o fazem viver.

Qualifica-se de “sobrenatural” o que está para lá do que a Natureza ou a Razão podem compreender. E qualifica-se de “revelação” aquilo que constitui a manifestação da intenção divina, aquilo que Deus permite que os homens vejam dele.

O homem é uma criatura responsável, uma pessoa capaz de confrontação pessoal com Deus, capaz de responder conscientemente a Deus. Neste estado fundamental, vê-se já qual é o “fim essencial” do homem; ele foi criado para viver como amigo de Deus.

Deus é aquele que engloba tudo, sustenta tudo, que preside a todo o real, sem o qual nem a Natureza nem o Homem existiriam, e no qual apenas uma e outro possuem a realidade que lhes foi concedida.

A Igreja oferece a todos os homens os seus dons e serviços. Mas não é do mundo que a Igreja é serva. Ela está ao serviço do mundo na condição de não depender dele. Tal serviço, não foi Ela que o escolheu, e embora o mundo não o deseje, é o serviço a que Cristo consagrou a Igreja.

Pregar o Evangelho aos homens e, convertê-los, são duas coisas diferentes. Só Deus é senhor dos resultados e os homens têm sempre a possibilidade ou a liberdade de se oporem à Sua vontade.

Conheci muita gente e fiz bons amigos ao longo da vida. Enfrentei dissabores, venci dificuldades, bati na porta do mundo e disse-lhe: “não te tenho medo!”.

Artur Soares
(soaresas@sapo.pt)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.