Arquivo: Edição de 14-09-2012

SECÇÃO: Informação Religiosa

Peregrinação à Penha - CNE

O Núcleo de Guimarães – Corpo Nacional de Escutas – participou na 119ª Peregrinação à Penha com 1200 escuteiros oriundos dos 56 Agrupamentos. Da igreja de Nossa Senhora da Oliveira saíram os andores de Nossa Senhora do Carmo da Penha e o andor de Nossa Senhora de Fátima, a “Virgem Peregrina”, Mãe dos Escutas, extraordinariamente, em ano escutista dedicado a Maria. Durante a Peregrinação os escuteiros rezaram o “Rosário” com o tema: “Os Caminhos de Maria”. O Assistente de Núcleo, Pe Samuel Vilas Boas, dinamizou a recitação do “Rosário” alertando para as 5 atitudes: Anunciar, Acolher, Aceitar, Acreditar e Assumir. De referir que a imagem da “Virgem Peregrina” iniciou uma caminhada pelos 56 Agrupamentos do Núcleo desde o dia 2 de fevereiro com o desígnio de ser colocada no novo Centro Escutista da Penha.
No final da Eucaristia, a imagem da “Virgem Peregrina”, Mãe dos Escutas, foi levada em procissão até ao Centro Escutista.

foto
Após um tempo de convívio para almoço, às 15h deu-se início a dois momentos importantes, após o Hino Nacional e o hastear das Bandeiras: A Bênção do Centro Escutista e o Tributo a Nossa Senhora. Com a presença de Sua Ex.cia Rev.ma D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz; Presidente da Câmara de Guimarães, Dr. António Magalhães; Chefe Nacional do CNE, Carlos Alberto, e outras entidades de ilustres convidados, efetuou-se a inauguração do Centro Escutista. D. Jorge Ortiga, agradeceu ao Mons. José Maria e à paróquia de Nossa Senhora da Oliveira pela cedência protocolada deste campo em prol da juventude e desafiou os jovens escuteiros a viverem a sua pertença à Igreja, firmes na fé.
O Tributo à “Virgem Peregrina” proporcionou a todos os presentes o final do ano sobre a figura de Maria, com música e uma mensagem a todos os presentes. Aproveitou-se a oportunidade de lançar o próximo ano sobre a figura de São Pedro, em Ano da Fé, com o tema: “Assumir como Pedro”. Entregou-se simbolicamente a cada agrupamento uma “chave”! A “Virgem Peregrina” foi levada à sua morada com grande alegria e entusiasmo.

CNE - Núcleo de Guimarães

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.