Arquivo: Edição de 27-04-2012

SECÇÃO: Informação Religiosa

BODAS DE OURO DA LEGIÃO DE MARIA

CÚRIA RAINHA DA PAZ - GUIMARÃES
1962 - 6 . Maio - 2012

A Legião de Maria é um movimento internacional católico de leigos que quer colaborar na Missão evangelizadora da Igreja.
Foi fundada em Dublin, Irlanda, por Frank Duff, no dia 7 de Setembro de 1921.

foto
Na Arquidiocese de Braga o primeiro Praesidium teve início em 1950, a primeira Cúria “Anunciata”em 10.Julho. 1959, e esta foi elevada a “ Comitium” em 17.Janeiro.1960. A partir deste momento a Legião de Maria não parou de crescer não só na Arquidiocese como também se estendeu rapidamente a outras dioceses do país.
A Cúria de Guimarães, “Nossa Senhora Rainha da Paz” foi fundada em 1962. Fruto dos seus trabalhos de extensão foi criada a Cúria de Ronfe – Nossa Senhora, Rosa Mística – em 1984, e a Cúria de Fafe – Nossa Senhora, Mãe do Redentor – em 1988.
Por isso, vamos celebrar festivamente as suas Bodas de Ouro no próximo dia 6 de Maio.
Ás 15.30 horas, na igreja de Nossa Senhora da Oliveira haverá uma solene celebração eucarística, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Rev.mo Senhor Cónego Valdemar Gonçalves, para a qual são convidados todos os Legionários de Guimarães e todas as pessoas e famílias que a eles se queiram associar.
É mais um encontro com Nossa Senhora para cantar os seus louvores, para agradecer tantos benefícios recebidos, proclamar que todo o bem realizado é fruto do Espírito Santo pela Medianeira de todas as graças, e para implorar as suas bênçãos maternais para o futuro que nos espera.
Nestes cinquenta anos, quanto bem espiritual espalhado por esta “ terra de Santa Maria” que é Guimarães, pela enorme variedade de trabalhos apostólicos realizados sistematicamente pelos Legionários de Maria!...
Numa linha de evangelização é de realçar a generosidade e espírito de iniciativa de inumeráveis membros activos da Legião de Maria, nomeadamente: na cuidadosa atenção a pessoas, casais ou famílias em situações dificeis; contatos com doentes nos hospitais e em casa; catequese a crianças, jovens e adultos; acompanhamento moral a pessoas solitárias ou em centros de convívios e lares; apoio a toxicodependentes, alcoólicos e sidosos; encontros de formação, convívios e retiros; convites para a participação das crianças na Santa Missa; acompanhamento a famílias enlutadas; recitação do terço em público; distribuição da Imprensa Católica: livros, revistas, folhetos, pagelas, etc.
Quantas maravilhas do poder da graça divina em tantos corações que, por Maria, encontraram a paz, a alegria e a confiança !...
O Movimento da Legião de Maria sempre foi abençoado e apoiado por todos os Papas, e tem sido instrumento providencial de autênticas maravilhas espirituais na Igreja e no Mundo.
Podemos referir que a Legião de Maria,com alguns milhões de membros activos e auxiliares, trabalha apostolicamente em 167 países, e em 2.000 Dioceses espalhadas nos cinco Continentes.
Nas Cúrias Senior e juvenil de Guimarães há 28 praesidia com 770 membros ativos e auxiliares.
Com muita alegria e gratidão, recordamos todos aqueles que neste meio século tomaram parte nas fileiras da Legião como membros activos, auxiliares ou simpatizantes.
Oportunidade ainda para manifestar o nosso reconhecimento a quantos, por vezes de modo heróico, deram testemunho da sua fé e do seu entranhado amor a Nossa Senhora, nunca se deixando vencer pelas dificuldades ou incompreeensões.
Em prece lembramos também quantos já partiram para a eternidade embalados pela perseverante confiança na Virgem Santíssima que já os terá acolhido na mansão celeste.
Queridos Legionários de Maria, nesse domingo em que também celebramos o “dia da mãe”, quero transmitir-vos este apelo: Não falteis à oração pessoal e à reunião semanal. Renovai em cada dia o vosso fiel amor a Nossa Senhora, confiai-lhe a vossa vida e experimentai no Seu regaço maternal a protecção e segurança que cada um necessita.
Pedi-lhe que oriente os vossos passos para que nunca se desviem dos caminhos de Deus.
Coragem! Não desanimeis. Ela, a Rainha da Paz, estará sempre convosco.
P. Marques da Mota

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.