Arquivo: Edição de 27-04-2012

SECÇÃO: Informação Religiosa

Encontro dos Seminaristas

Os seminaristas do arciprestado de Guimarães/Vizela realizaram no passado dia 3 de abril de 2012 o seu habitual encontro, neste período de interrupção de aulas. Este ano contaram com a participação de seminaristas e pré-seminaristas do arciprestado de Barcelos, que escolheram esse dia para conhecer Guimarães, Capital Europeu da Cultura 2012, numa tradição de encontros que têm vindo a consolidar, por ser considerada importante para o caminho vocacional.
Este encontro contou com a presença de D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, de sacerdotes, seminaristas diocesanos e religiosos, bem como pré-seminaristas, que se reuniram para agradecer e suplicar ao Senhor da Messe, para que envie trabalhadores para a sua seara, segundo os desígnios do seu coração. A jornada teve início na Basílica de São Pedro do Toural, para a celebração eucarística, congregando também um grande número de fiéis, impelidos pela causa vocacional. Durante a Eucaristia, o prelado chamou a atenção dos cristãos para viverem interiormente a sua fé e não só exteriormente. Numa manifestação de profunda alegria, com um caloroso sorriso, por ver os dois arciprestados juntos num ambiente de família, na celebração do mistério central da vida dos cristãos que é a Eucaristia, D. Manuel também alertou para a beleza e a necessidade dos padres e dos que vão discernindo o seu caminho, rumo ao ministério ordenado, constituírem a sua família em presbitério. No decorrer da celebração, os ministérios litúrgicos foram exercidos pelos seminaristas de ambos arciprestados, manifestando essa unidade e diversidade ministerial, no serviço do mesmo Senhor.

foto
Terminada a Eucaristia, o grupo percorreu algumas ruas e largos do centro histórico de Guimarães, onde o senhor arcipreste de Guimarães, como anfitrião, foi explicando alguns elementos histórico-culturais da Capital Europeia da Cultura. Para o almoço, o grupo dirigiu-se para a montanha da Penha, subindo de teleférico, podendo, assim, deslumbrar-se com a vista magnífica que o alto da Penha proporciona a todos os visitantes. Depois de um almoço de confraternização e partilha de experiências entre padres e seminaristas, ainda houve tempo para uma visita ao santuário de nossa Senhora da Penha. O resto da tarde ficou marcado por actividades lúdicas para os seminaristas de Guimarães/Vizela e por uma visita à Igreja de S. Francisco para o grupo barcelense.

Seminaristas José Pedro Oliveira Novais e Rui Sousa

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.