Arquivo: Edição de 13-01-2012
|
SECÇÃO: Informação Religiosa |
|
|
D. Manuel Monteiro de Castro Terminada a sua carreira diplomática como Núncio Apostólico em Madrid, D. Manuel passou a exercer, desde julho de 2009, altos cargos na Cúria Romana, como secretário da Congregação para os Bispos primeiro e, depois, nomeado por Bento XVI como consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício. A notícia da nomeação como Cardeal encheu de regozijo não apenas a comunidade de Santa Eufémia de Prazins, de onde é natural, mas toda a arquidiocese em geral. O novo cardeal tem uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que o fez passar pelo Panamá, Guatemala, Vietname, Austrália, México, Bélgica, Trindade e Tobago, África do Sul e Espanha, onde permaneceu entre 2000 e 2009; foi também observador permanente do Vaticano na Organização Mundial do Turismo. D. Manuel Monteiro de Castro, foi ordenado sacerdote em 1961 e bispo em 1985, tendo sido enviado para El Salvador. A visibilidade do serviço prestado à Igreja está bem documentado em Santa Eufémia de Prazins na toponímia, placas comemorativas e no Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro. Mais recentemente, em julho de 2011 foi, homenageado na sua terra natal a propósito dos seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Na cerimónia, para além do arcebispo primaz, metropolita bracarense, estiveram o Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, o prefeito da Congregação para os bispos, o cardeal canadiano Marc Oullet, e o prefeito da Congregação para o Culto Divino, o cardeal espanhol António Cañizares. Lima de Carvalho |
