Arquivo: Edição de 21-04-2011

SECÇÃO: Generalidades

Para um lazer aquático sem sustos

foto
 Estamos a chegar a uma altura do ano em que é mais frequente recorrermos a praias, piscinas e parques aquáticos para momentos de lazer.
É importante não esquecer que em locais como o mar, rios, lagoas, albufeiras, piscinas, tanques de água e poços sem muros de protecção, se não se tomarem as devidas precauções, os afogamentos são uma possibilidade.
Deste modo, tenha em atenção o seguinte:
- Prefira praias devidamente vigiadas. Nas piscinas e parques aquáticos, certifique-se também que os mesmos têm vigilância adequada; Não mergulhe em locais desconhecidos nem em zonas rochosas. Também não mergulhe nos locais de menor profundidade das piscinas. Ensine aos seus filhos o quão perigoso é esse comportamento; Ensine os seus filhos que não devem correr nem empurrar ninguém perto das piscinas; Respeite sempre as bandeiras das praias e as indicações dos nadadores-salvadores. Ensine aos seus filhos o que significa a cor de cada bandeira. Quanto à bandeira azul, esta certifica que a praia é vigiada e que a água cumpre os requisitos de qualidade impostos pela União Europeia.
- Inclusivamente em locais vigiados, tenha uma atenção redobrada e permanente dirigida às crianças que o acompanham; Lembre-se que as braçadeiras apenas funcionam como dispositivos de segurança se estiverem em boas condições de integridade que evitem o esvaziamento das mesmas e se forem adaptadas à idade da criança que as utiliza.
- Ensine ou providencie o ensino da natação aos seus filhos. Deve-se certificar que as crianças que não souberem nadar devem ter sempre pé, utilizar braçadeiras e nunca estar desacompanhadas.
- Tenha particular atenção a crianças a brincar com insufláveis (como bóias, colchões, barcos, bolas), pois podem oferecer uma falsa segurança (por exemplo, bóia que se esvazia), ser facilmente arrastados pelo vento ou correntes ou motivar comportamentos de risco (por exemplo, afastar-se para agarrar uma bola lançada para longe).
- Evite refeições pesadas e a ingestão de bebidas alcoólicas. Após uma refeição, aguarde três horas antes de entrar na água.

Nota: este texto respeita o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.
Nuno Pereira de Sousa (médico)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.