Arquivo: Edição de 10-12-2010

SECÇÃO: Região

Museu de Alberto Sampaio

Vista Alegrea arte na porcelana

foto

Foi inaugurada no dia 27 de Novembro, no Museu de Alberto Sampaio a exposição «Vista Alegre: a arte na porcelana», onde estão expostas várias dezenas de peças produzidas na fábrica da Vista Alegre na segunda metade do século XX.
Trata-se da colecção de porcelana da Vista Alegre do Senhor Engenheiro Alberto Faria Frasco e de sua mulher Dr.ª Maria Augusta de Sequeira Leal Sampaio da Nóvoa de Faria Frasco, que pode ser visitada até 31 de Agosto de 2011.
Na exposição o visitante fica a conhecer o que de melhor se produziu nesta fábrica na segunda metade do século XX.

Agradecimento e Voto de Louvor

foto
A drª Isabel Maria Fernandes, no final do mês de Novembro passado agradeceu a pessoas particulares e pessoas em instituições, a relação que conquistou em 11 anos de actividade.
Em dois livros: Lendas e outras histórias de Guimarães, destinado ao público mais jovem e o catálogo da exposição Vista Alegre: a arte na porcelana, deixa a sua marca de proximidade e de serviço à cultura.
A Câmara Municipal de Guimarães, na sua reunião de 2 deste mês, por unanimidade, aprovou um Voto de Louvor pela acção dedicada da drª Isabel Maria Fernandes.

VOTO DE LOUVOR

Poucos dias após ter abandonado a Direcção do Museu de Alberto Sampaio, a Dra. Isabel Fernandes justifica que o Município de Guimarães expresse publicamente o seu reconhecimento pela forma como conduziu, desde Junho de 1999, os destinos daquela relevante Instituição cultural.
De facto, a abertura à sociedade, a colaboração que sempre procurou ou nunca negou, a modernização das instalações e das exposições, a aposta numa programação temporária actual e diversificada, a adesão de amigos e mecenas ou o alargamento de horários de funcionamento, designadamente com a decisão pioneira de abrir o Museu à Noite, redundaram numa nova forma de o Museu de Alberto Sampaio se relacionar com a Cidade e o Concelho e conseguiram conquistar e fidelizar novos públicos, a par do reconhecimento público, a nível local e nacional,  da excelência do trabalho realizado.
Com a qualidade do seu desempenho enquanto Directora do Museu Alberto Sampaio, a Dra. Isabel Fernandes contribuiu para o engrandecimento desta instituição e para o reconhecimento de Guimarães como cidade de cultura contemporânea, dinâmica e atractiva.
Enquanto responsáveis municipais, mantivemos nos últimos anos com a Dra. Isabel Fernandes e o Museu de Alberto Sampaio uma relação muito próxima, feita de trocas de ideias e de inúmeras colaborações recíprocas de que o Concelho e os Vimaranenses foram e serão os principais beneficiários. Sem querermos especificar qualquer uma das inúmeras iniciativas que juntaram o Município e o Museu ao longo destes anos de leal e profícua colaboração mútua, gostaríamos ainda assim de vincar o extraordinário contributo que a Dra. Isabel Fernandes deu para a materialização da extensão do Museu de Alberto Sampaio, um dos projectos integrados na Capital Europeia da Cultura.
Ao mesmo tempo que manifestamos o nosso desejo de um futuro pessoal e profissional pleno de alegrias e realização, propomos a aprovação deste Voto de Louvor, em reconhecimento dos relevantes contributos prestados pela Dra. Isabel Fernandes a Guimarães, enquanto Directora do Museu de Alberto Sampaio, na certeza de que neste gesto estaremos acompanhados pela generalidade dos cidadãos e instituições Vimaranenses.

2 de Dezembro de 2010
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
(Dr. António Magalhães)


Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.