Arquivo: Edição de 15-10-2010

SECÇÃO: Informação Religiosa

Clero Vimaranense em início de ano Pastoral

Acolhidos no Seminário do Verbo Divino, na manhã de 22 de Setembro, o Clero do Arciprestado de Guimarães e Vizela promoveu uma reflexão sobre o Plano Pastoral Arquidiocesano 2010/2011: “Vivemos da Palavra”. Como é sabido, este tema faz parte da trilogia (2008-2011) sob o tema “Tomar conta da Palavra que toma conta de nós”.
“Vivemos da Palavra” é o mote para o corrente ano pastoral que pretende ser o renovar da vida cristã nas comunidades e nos grupos eclesiais, à luz da Palavra, neste amplo Arciprestado de Guimarães e Vizela com 78 paróquias, divididas em 6 Zonas Pastorais.
A reflexão dos sacerdotes recaiu sobre os 3 pontos estruturais do Plano Arquidiocesano, a saber: 1 – Conhecer e rezar a Palavra; 2 – Celebrar a Palavra e 3 – Viver da Palavra. Procurou-se descobrir objectivamente pistas de concretização para a vida pastoral ou desafios para favorecer a vivência do Evangelho. Das pistas e desafios, eis alguns que partilhamos: fomentar e incentivar as Escolas Bíblicas paroquiais e inter-paroquiais; valorização da celebração da Liturgia das Horas; favorecer a criação de catequese Bíblica para crianças, jovens e adultos; proporcionar a presença cristã nos Meios de Comunicação; criar espaços e subsídios para as famílias, grupos e movimentos paroquiais e sacerdotes a fim de reflectirem a Palavra.

foto
De referir que está programada uma Acção Formativa sobre a Bíblia, na cidade de Guimarães, que decorrerá em 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro.
O apelo final do encontro serviu para incentivar à participação do Dia Arquidiocesano de Braga!

Fim-de-semana
com os Jovens

“O que tem sede que se aproxime e o que deseja beba gratuitamente da água da vida” (Ap. 22,17)

De 23 a 24 de Outubro de 2010, no Seminário do Verbo Divino, o sector da pastoral de jovens deste arciprestado pretende congregar os jovens com mais de 16 anos num encontro de partilha e reflexão, procurando despertá-los para a necessidade de uma pastoral activa. O fim-de-semana Jovem, tem início às 21h00 de sexta-feira e termina às 12h de domingo, com o lema: Partilha, na busca do in-diferente.
O encontro realiza-se em regime de internato e tem o custo de 20 euros por participante, está incluido o alojamento, refeições (2 pequenos-almoços, almoço, lanche e jantar) e material. O prazo limite de inscrições dia 17 Outubro e podem ser feitas através do e-mail:
pjovens.gmr@gmail.com.

Oração de Taizé

No último sábado de cada mês, às 21h30m, na igreja de S. Sebastião (Guimarães) os jovens das paróquias de S. Sebastião e de Nossa Senhora do Oliveira celebram a “Oração de Taizé”.

Pe. Samuel Vilasboas

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.