Arquivo: Edição de 15-01-2010

SECÇÃO: Informação Religiosa

“Vós sois testemunhas destas coisas” (Lc 24,48)

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 18 a 25 de Janeiro
 A escolha da data de 18 a 25 de Janeiro para a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem um significado simbólico. Esta data  foi proposta em 1908 por Paul Wattson de maneira que elas se realizassem no período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo.

foto
O lema para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para este ano vem do capítulo 24 do Evangelho de S. Lucas: “Vós sois testemunhas destas coisas” (Lc 24, 48).
Durante o século passado, a reconciliação entre os cristãos tomou formas bastante diferentes. A espiritualidade ecuménica mostrou como a oração é importante para a unidade dos cristãos. Grande impulso foi dado à investigação teológica, levando a um grande número de acordos doutrinários. A cooperação prática entre as Igrejas, no campo social, fez nascer frutuosas iniciativas. Junto com estas conquistas mais amplas, a questão da missão assumiu um lugar especial. Há até um consenso generalizado de que a Conferência Missionária Mundial de Edimburgo, em 1910, marcou o começo do movimento ecuménico moderno.
Nem todos fazem naturalmente a ligação entre o empenho missionário e desejo da unidade cristã. Ainda assim, o compromisso missionário da Igreja deve caminhar passo a passo com o seu compromisso ecuménico. Por causa do nosso Baptismo, já somos um único corpo e somos chamados a viver em comunhão.
Deus fez-nos irmãos e irmãs em Cristo. Não é esse o testemunho fundamental a que somos chamados?
(introdução ao tema 2010)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.