Arquivo: Edição de 23-12-2009

SECÇÃO: Região

Ourives de Guimarães

ao serviço de Deus e dos homens

foto
 Foi inaugurada no sábado, dia 12 de Dezembro, uma exposição de pratas dos séculos XVIII e XIX executadas por artistas vimaranenses. Até 2 de Maio de 2010, os visitantes do Museu de Alberto Sampaio terão oportunidade de conhecer um conjunto de peças (97) de entre muitas que nos falam do trabalho precioso de artistas vimaranenses, de há trezentos anos, cujas obras encomendadas por entidades religiosas ou famílias ou simplesmente postas no mercado por feirantes contribuíram para dignificar Guimarães.
Esta mostra resulta da verdadeira paixão da drª Manuela Alcântara sobre o estudo e divulgação da ourivesaria de Guimarães e segue-se à publicação da obra “Mestres Ourives de Guimarães” em 2007. “OURIVES DE GUIMARÃES ao serviço de Deus e dos homens” é também o título da informação escrita, o melhor suporte e catálogo para poder apreciar as peças expostas. No momento da abertura da exposição, a drª Manuela Alcântara, duma forma concisa, fez a síntese do que se pode ler e observar.
A história, organização corporativa, a oficina como unidade de produção, o estatuto económico e social dos ourives e outros dados de interesse, tudo contribuiu para a motivação e simpatia das muitas dezenas de pessoas presentes.
Comprometidos com este trabalho ficaram também os arquitectos Filipe Vilas Boas e Marta Mota Prego que adicionaram também uma marca de cultura ao espaço, percursos e montras das peças. A drª Isabel Fernandes, anfitriã do Museu e do evento não deixou de reconhecer também esta colaboração, enaltecendo ainda o contributo mecenático, mais um, em prol do Museu, por parte do engenheiro José Manuel Arantes.
Na expressão  de Manuela Alcântara, “luxo sagrado,  intimidade e requinte”, a exposição é reveladora do carinho posto por tantos artistas para louvar a Deus (peças para uso litúrgico) e servir os homens.
Integrada numa candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), a exposição contou com o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.