Arquivo: Edição de 27-11-2009

SECÇÃO: Informação Religiosa

A paróquia de Ronfe deu mais uma religiosa à Igreja

 A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo encerra o Ano Litúrgico e, por isso mesmo, é um dia especial de Acção de Graças e também de exame de consciência dos cristãos: como souberam, ou não, deixar-se embalar pelo ritmo da acção santificadora da Igreja e pela concomitante interpelação para testemunhar Jesus Cristo na Sociedade.
Todas as instituições, mormente as comunidades paroquiais e famílias religiosas da Igreja não deixam de exprimir, nesse dia, o propósito de maior fidelidade à sua vocação de vivificar o Reino de Deus.
A Congregação Religiosa das Irmãs da Aliança de Santa Maria viveu intensamente a Solenidade de Cristo Rei. No passado sábado, dia 21, na igreja paroquial de Fátima, viu crescer o número das irmãs consagradas com os votos temporários de quatro candidatas: Imãs Catarina Alexandra dos Santos Rolo, Cátia Sofia Pereira Mendes, Marta Patrícia Marques Mendes e Maria Benedita de Almiro Matos Costa.
Apraz-nos salientar que, com o SIM da Irmã Marta Patrícia, o arciprestado de Guimarães eleva para duas o número de membros da Aliança, contando ainda mais três noviças.

foto
A Irmã Marta Patrícia é natural da vila de Ronfe. Como todas as pessoas tem, com certeza, uma história de relação com Deus que só a própria sente e dela vive; todavia há aspectos desta história que extravasam e testemunham a beleza e a generosidade de correspondência ao amor de Jesus que a chamou.
É o caso desta jovem, de reconhecidos dotes naturais, que lhe creditavam um futuro risonho. Dotada ainda da graça de uma família profundamente cristã, ela descobriu também que era chamada a partilhar a força e a alegria da juventude nas actividades paroquiais, designadamente organista do grupo de jovens “Acreditar”, responsável pela animação musical da Eucaristia da catequese, catequista e membro do grupo coral.
Por isso, na hora da consagração viu-se rodeada pelo carinho de uma significativa representação de Ronfe com o respectivo pároco, Padre João Manuel Marinho Teixeira da Silva e o Padre Avelino Vieira Cardoso ao lado dos seus familiares.
Presidiu à cerimónia o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Augusto dos Santos Marto em concelebração participada pelo bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício e vinte e cinco sacerdotes.
A Irmã Marta Patrícia, nascida a 29 de Outubro de 1984, é filha de Vitorino de Campos Mendes e de Maria Aurora da Silva Marques. Frequentava o curso de Medicina.
A Aliança de Santa Maria iniciou o seu percurso de Família religiosa em 25 de Março de 1966; em 28 de Novembro de 1985 foi aprovada como Associação de Fiéis por D. Eurico Dias Nogueira e, em 13 de Junho de 2002, D. Jorge Ortiga constitui-a Congregação Religiosa de Direito Diocesano. Actualmente está presente em quatro comunidades: Nossa Senhora da Oliveira, Fátima, São Bento da Porta Aberta e Lisboa.
 
Z.M.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.