Arquivo: Edição de 13-11-2009

SECÇÃO: Informação Religiosa

Semana Social 2009

 A sexta edição das Semanas Sociais realiza-se de 20 a 22 de Novembro, na diocese de Aveiro, no Centro Cultural e de Congressos. Com o tema “A construção do bem comum: responsabilidade da Pessoa, da Igreja e do Estado”
A organização da Semana é da responsabilidade da Comissão Episcopal da Pastoral Social e pretende a envolvência e o compromisso dos cristãos activos nas várias instituições e iniciativas, atentos aos graves problemas da sociedade portuguesa, para reflectir e partilhar modos responsáveis, criativos e eficazes de vivência solidária.
Em Portugal, a primeira série de Semanas Sociais remonta à década de 40, com realizações entre 1940 e 1962, considerando Aspectos Fundamentais da Doutrina Social Cristã, As Bases Cristãs de uma Ordem Nova, O Problema do Trabalho e O Problema da Educação.
Foram  retomadas na década de 90, a partir de 1991, tendo sido considerados os temas Exigências Actuais do Desenvolvimento Solidário, Família e Solidariedade, Economia Social, Desenvolvimento Humano e Cidadania Pessoal – Responsabilidade Colectiva e Uma Sociedade Criadora de Emprego.
Desde o final do século XIX, então face aos problemas laborais que se seguiram às primeiras fases de industrialização, a Igreja Católica foi construindo um corpo sólido de doutrina, com a análise dos problemas e com a formulação das respostas adequadas à sua resolução.  E assim aconteceu acompanhando as evoluções do mundo, passando pelas problemáticas da reconstrução do mundo depois das duas Guerras Mundiais, pela problemática da descolonização e mais recentemente pela necessidade de resposta a novos problemas sociais. Assim aconteceu de um modo particular com a Semana Social de Braga, em 2006, sobre  a questão do emprego, sobressaindo mais uma vez a tónica da responsabilização de todos, entidades e pessoas, num esforço a que ninguém pode fugir.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.