Arquivo: Edição de 25-09-2009

SECÇÃO: Região

Património Arqueológico em Guimarães e o Castro de S. Bartolomeu

(Sande S. Clemente)
Conforme previamente anunciado na imprensa local, no passado dia 12 de Setembro teve lugar no Salão Paroquial de Sande (S. Clemente) uma Acção de Informação sobre o Património Arqueológico em Guimarães: - Os Castros do Vale do Ave, com destaques para a Citânia de Briteiros, Castro de Sabroso entre outros e finalmente a importância do Castro Frogeva, situado no monte de S. Bartolomeu.
O Dr. Gonçalo Cruz, Arqueólogo da Sociedade Martins Sarmento, teve uma brilhante e agradável intervenção sobre os Castros da Região do Vale do Ave, tendo despertado nos presentes muita curiosidade e bastante atenção pela novidade ali exposta e pela abordagem em torno do Castro de S. Bartolomeu, desconhecido pela generalidade das populações locais da Freguesia e de toda a região limítrofe.
Também o Arqueólogo da Câmara Municipal, Dr. Francisco Foure, prestou no início e no final da conferência diversos esclarecimentos complementares, ajudando a clarificar as dúvidas suscitadas pelos presentes.
Não é muito habitual haver conferências sobre esta temática nos meios rurais, pelo que consideramos ter sido uma acção inédita e de muita utilidade para o conhecimento da história local.
Em representação do Senhor Presidente da Câmara, esteve presente o Vereador Dr. Costa e Silva, que no final proferiu palavras de muito apreço pela feliz iniciativa prometendo tudo fazer para que daqui em diante além da sinalética a colocar no monte de S. Bartolomeu, iria solicitar a colaboração da G.N.R. no sentido de proteger o que resta do Castro Frogeva, muito mal tratado pelos Jips e Motoqueiros, de acordo com as filmagens que ali foram exibidas para conhecimento de todos.
Resta acrescentar o excelente trabalho prestado por parte de dois cidadãos anónimos daquela Freguesia, que durante cerca de três anos consecutivos e a expensas próprias, e em colaboração com os proprietários do monte de S. Bartolomeu, procuraram denunciar junto das autoridades Camarárias, do Igespar, da Sociedade Martins Sarmento, bem como junto da imprensa local, as anormalidades verificadas nos montes da Sr. da Saúde e S. Bartolomeu, relativamente às muitas lixeiras ali depositadas e ao atentado ao Património Histórico, à reserva de Caça, ali existente, por parte dos Jips e Motoqueiros sem qualquer respeito pelo que é privado e pelo Património Histórico.
Não obstante o bloqueio que alguém com responsabilidade na Freguesia pretendeu fazer junto de alguma imprensa, ficou demonstrada no decorrer da conferência a boa fé e importância da iniciativa, por se considerar ter sido prestado à comunidade um excelente serviço em prol do conhecimento e da cultura da população desta Freguesia e região.

J. Mendes

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.