Arquivo: Edição de 25-09-2009

SECÇÃO: Região

Lar de Santo António

celebra Bodas de Diamante
 No próximo dia 2 de Outubro, às 17,00 horas, na Casa do Salgueiral, a direcção do Lar de Santo António assinala a comemoração das Bodas de Diamante. 75 anos de proximidade e serviço aos outros e momento para agradecer a quantos, ao longo da história de vida desta Instituição vimaranense, a serviram na generosidade ao próximo.

foto
A 1 de Maio de 1934 foi fundada oficialmente a Casa dos Pobres de Guimarães, na rua de S. Dâmaso, em edifício pertencente à Câmara Municipal.
No dia 2 de Outubro do mesmo ano foi eleita a primeira Direcção.
Um Refeitório para o fornecimento de refeições grátis, uma Cozinha Económica, um Albergue para abrigo temporário, um Balneário Público e um Lactário para fornecer leite grátis a mães necessitadas, foram os primeiros serviços desenvolvidos pela Instituição. Com a demolição da sede,  as instalações passaram para a Rua Donães onde ficou a funcionar o Refeitório e  posteriormente um Centro de Dia e um Centro de Convívio.
Mais tarde, na Casa do Salgueiral, foram criadas condições nunca sonhadas pelos seus fundadores: aumentou o número de utentes e a construção de raiz de dois edifícios: um para internamento de Grandes Dependentes -  O Samaritano, e outro para tratamentos de Medicina Física e Reabilitação - Fisilar.
A criação da Casa Leme - acolhimento e inserção social dos sem abrigo toxicodependentes e alcoólicos, é a resposta mais recente do Lar de Santo António no serviço sempre pronto aos mais carenciados.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.