Arquivo: Edição de 12-06-2009

SECÇÃO: Região

26 de Junho
Comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Droga

Em termos qualitativos e a nível nacional, é possível dizer-se que as principais características do consumo juvenil poderiam ser sintetizadas da seguinte forma:

foto
– O álcool é a droga mais consumida na nossa cultura, que se pode associar ao consumo de outras substâncias, mas também que funciona como droga de substituição de outros tóxicos ilícitos;
n A idade de início é precoce, claramente inferior à idade limite tendo em conta a maturidade hepática;
– O consumo é feito predominantemente ao fim de semana, como ocupação do tempo de lazer, e em grupo e, o tempo de consumo é principalmente à noite e por vezes á tarde.
– O contexto escolhido é exterior, em bares, cafés e discotecas, ou seja em espaços de sociabilidade, de produção de relações sociais no grupo de pares que bebe enquanto se distrai e diverte.
– O tipo de bebida mais escolhida é a cerveja, constatando-se também, um aumento nas bebidas destiladas, muitas vezes sob a forma de misturas de teor alcoólico mais ou menos desconhecido, mas sempre elevado.
– Verifica-se igualmente um nítido aumento do consumo feminino que tende a equiparar-se aos níveis masculinos;
– Registaram-se novas atribuições ao consumo abrupto de grandes quantidades de álcool visando a procura dos seus efeitos psicoactivos, aproximando-se do padrão “alteração de consciência” até aqui mais típicos de outras substâncias.

A Câmara Municipal, apostando na educação e na prevenção, através do Núcleo, convidou as IPSS’s com valências de pré-escolar e CATL’s a exporem publicamente os conceitos e conteúdos, que ao longo do ano, as educadoras vão transmitindo às crianças sobre esta matéria.
Assim, a exposição “Afinal o que se passa aqui?” subordinada ao Tema – “Álcool, efeitos físicos e sociais”, apresentada de uma forma lúdico-pedagógica, terá lugar no Jardim do Toural no período compreendido entre as 10h e as 17H, no dia 26 do corrente, com abertura prevista para as 10h30.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.