Arquivo: Edição de 30-01-2009

SECÇÃO: Região

Festa da UNAGUI

No dia em que completou 15 anos de actividade, a UNAGUI – Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade – levou a afeito um Sarau Comemorativo no Auditório Nobre da Universidade do Minho.
Perante um público que sobrelotava o anfiteatro, foram interpretados números divertidíssimos que caracterizavam as festas da aldeia há boas dezenas de anos, aqui, como homenagem à terra natl do capitão José Inácio Teles de Menezes, freguesia de Fornelos, Fafe. Aliás, como o programa salientava, todos revelavam o engenho deste que é fundador e o grande timoneiro da associação. A música coral, a festada, a banda dos cavaquinhos, festival folclórico e a dança preencheram a tarde de convívio dos associados, amigos e convidados.
Numa breve resenha histórica podia ler-se o seguinte:

A UNAGUI – UNIVERSIDADE DO AUTODIDACTA E DA TERCEIRA IDADE DE GUIMARÃES, foi fundada em 25 de Janeiro de 1994.
É uma Cooperativa, sem fins lucrativos, que tem por objectivos a promoção cultural e a integração social, muito especialmente de pessoas em situação de pós reforma ou no limiar da Terceira Idade, através de acções de apoio social, de formação e de convívio.
Queremos ser um “espaço” onde todos – sem discriminações de qualquer índole: económica, cultural ou social – se sintam bem e onde possam envelhecer com dignidade e qualidade, aproveitando os seus tempos livres para trocar conhecimentos e transmitir uns aos outros as suas próprias experiências e saberes.
Consideramos que o envelhecimento é um problema que ultrapassa o âmbito pessoal e familiar constituindo antes um importante problema social com cada vez maior acuidade dado o constante aumento da esperança de vida das pessoas.

A UNAGUI tem, como objectivos principais:
“Evitar o isolamento, a auto-marginalização e a imobilidade física, psíquica, afectiva e celebral das pessoas da 3.ª idade. Facilitar a aquisição, troca e actualização de conhecimentos; e o contacto permanente com a realidade e a dinâmica social local.
Promover a participação das pessoas aposentadas na vida social e cultural da comunidade.
Aproveitar ao máximo os recursos comunitários em favor dessas pessoas e através destas, pô-los ao serviço de todos.”

Promovemos palestras e colóquios abertos a toda a população.
Anualmente, no mês de Junho e por alturas do encerramento das Actividades Lectivas Anuais, levamos a cabo uma Semana Aberta de carácter marcadamente cultural.
Em 25 de Janeiro, nas comemorações do nosso Aniversário, promovemos um Sarau Cultural que tem merecido os mais rasgados elogios de quem a ele tem assistido.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.