Arquivo: Edição de 30-01-2009

SECÇÃO: Informação Religiosa

Exposição de Ilda David

A Equipa Formadora do Seminário Conciliar de Braga promove a exposição de pintura de Ilda David sobre o corpus paulino.
A exposição foi inaugurada no dia 25 de Janeiro e estará patente ao público até ao proximo dia 29 de Junho, termo do ano jubilar dedicado a S. Paulo.
As pinturas distribuem-se por três espaços expositivos, explorados a partir do seu enquadramento arquitectónico e da respectiva simbólica. No claustro, onde se encontra a escavação arqueológica com ruínas de uma casa patrícia romana da antiga Bracara Augusta, estão fixadas, em dois grandes painéis, as pinturas mais expressivas ao nível da policromia, que dizem respeito às Cartas do cativeiro e evocam quer a cidadania romana de Paulo quer as viagens através do Império. Na igreja, dedicada a S. Paulo, Ilda David expõe uma 'série branca' de pinturas nas galerias laterais vazias, que seguem os belíssimos altares em talha dourada (o melhor conjunto barroco produzido em Braga nos reinados de D. Pedro II e D. João V, no dizer de Robert Smith). Entre o claustro e a igreja, um painel, colocado na cabeceira do corredor escuro e profundo, surpreende-nos com uma grande pintura de transição.
Com esta magnífica exposição o Seminário pretende celebrar, ao mais alto nível, um dos seus padroeiros, S. Paulo. E, para retirar dela o máximo de dividendos, sobretudo do ponto de vista da pastoral vocacional (para dar o sobressalto idóneo ou passo de qualidade que se exige), da evangelização e da cultura, promoverá um conjunto alargado de iniciativas. Visitas de grupos por Arciprestados, das escolas católicas e das turmas de ERMC das escolas públicas; retiros e recolecções nas instalações do Seminário, para adolescentes e jovens; visitas das paróquias dos seminaristas (de Braga e Viana do Castelo) e intercâmbios com outros seminários do país.

Ilda David, Rosto de S. Paulo
Ilda David, Rosto de S. Paulo
A exposição enquadra-se perfeitamente no conjunto das iniciativas levadas a efeito pelas Instituições Arquidiocesanas, com destaque para os nove Encontros Paulinos, que o Bispo Auxiliar, D. António Couto, tem dinamizado em Balasar, Braga, Famalicão e Guimarães (com a participação de quinhentas a oitocentas pessoas cada um); e para a XVII Semana de Estudos Teológicos, promovida pela Faculdade de Teologia - Braga, subordinada ao tema "Paulo de Tarso, quem és?", que conta com um reconhecido leque de especialistas sobre S. Paulo. Com estas e outras iniciativas de âmbito arciprestal, paroquial ou conventual (v.g. exposições sobre S. Paulo em Famalicão, nas paróquias do Pe. Paulo César em Amares, e no Convento do Montariol) o Seminário quer interagir, para que todos possamos estudar, ouvir, ver, rezar, cantar e louvar S. Paulo.


25 Jan a 29 Jun
Horário
Terças a Sábados: 10.00 às 12.30 – 14.30 às 18.30
Domingos e Feriados: 15.00 às 18.30

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.