Arquivo: Edição de 28-11-2008

SECÇÃO: Região

Dias 11 e 12 de Dezembro, 5.ª e 6.ª feira
XVI Encontro de História Local: Homenagem a Alfredo Guimarães (1882-1958)

Alfredo Guimarães, primeiro director do Museu de Alberto Sampaio, nasceu na cidade de Guimarães a 7 de Setembro de 1882 e nela faleceu a 29 de Novembro de 1958.
Alfredo Guimarães foi o primeiro director do Museu de Alberto Sampaio e aquele que mais tempo se manteve no cargo – dirigiu o Museu entre 6 de Outubro de 1931 e 7 de Setembro de 1952, ano em que completa setenta anos de idade. Mas, desde a criação do MAS, em 1928, até à sua abertura, em 1931, é já ele quem acompanha o restauro do claustro e a instalação do Museu. Esteve pois intimamente ligado a esta instituição museológica entre 1928 e 1952.
Foi um notável director de Museu tendo conseguido reunir, preservar e divulgar, numa época de enormes carências, o espólio das igrejas e extintos mosteiros do concelho de Guimarães e mesmo aumentar esse acervo inicial com peças adquiridas em particulares e antiquários. Nenhum dos directores que se lhe seguiu levou a cabo uma tão intensa campanha de aquisição de peças, quer em quantidade quer em qualidade. Foi uma pessoa abnegada que viveu parte da sua vida em função do Museu de Alberto Sampaio e da salvaguarda e divulgação do seu acervo.
Será bom lembrar que o Museu inaugurado em 1931 se reduzia ao claustro e a algumas salas do primeiro piso da Casa do Cabido, estando muitas das peças expostas no claustro.
Mas Alfredo Guimarães não se preocupou apenas com a salvaguarda e divulgação do Museu de Alberto Sampaio. Através dos livros de correspondência do Museu apercebemo-nos que este se preocupou também em dar a conhecer as peças de arte de maior valor que existiam no concelho de Guimarães e se encontravam nas mãos da Igreja ou de particulares, iniciando a sua inventariação e fotografia. Foi também ele que alertou para a necessidade de preservação do Paço dos Duques de Guimarães, do Mosteiro de Santa Marinha da Costa e do Castelo de Guimarães, monumentos que vieram a sofrer nos anos subsequentes obras de intervenção por parte do Estado Português. Foi ainda devido à sua intervenção esclarecida que se realizou em Guimarães a «II Missão Estética de Férias» (1938). Através da realização na cidade desta «Missão» Alfredo Guimarães consegue trazer à cidade pintores, escultores, arquitectos e historiadores de arte despertando deste modo o interesse nacional pela divulgação do património vimaranense.

foto
Para a posteridade Alfredo Guimarães legou-nos um museu cujo acervo ele cuidou, ampliou e divulgou; uma obra escrita que em muitos aspectos foi pioneira (por exemplo, ao chamar a atenção para aspectos menos conhecidos do património artístico português – mobiliário, pintura mural, guadamecis); mas principalmente mostra-nos como é importante que cada um tenha um papel interventivo na preservação, estudo e divulgação do património nacional.
Em 2008 o Museu de Alberto Sampaio comemora em simultâneo o centenário da morte de Alberto Sampaio, patrono do Museu e os cinquenta anos de morte de Alfredo Guimarães, o seu primeiro director. É um ano memorável na vida desta instituição nascida em 1928, ou seja, há precisamente oitenta anos.

PROGRAMA

Dia 11 de Dezembro, Quinta-feira
09h30 - Recepção aos participantes. Entrega de documentação
10h15 - Alfredo Guimarães: o amor pela Arte, Dr.ª Maria Edviges de Castro e Silva e Dr.ª Maria José Queirós Meireles, Museu de Alberto Sampaio
11h00 - Pausa para café
11h15 - O restauro da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Prof.ª Doutora Lúcia Rosas, Universidade do Porto
12h00 - Visita à Sala de Pintura Mural do Museu, para tomar conhecimento do restauro que está a ser efectuado
13h00 - Almoço
14h30 - As Pinturas Murais no Acervo do Museu de Alberto Sampaio, Prof.ª Doutora Paula Bessa, Universidade do Minho
15h15 - Alfredo Guimarães e os primeiros estudos dedicados ao mobiliário português, Dr.ª Celina Bastos, Museu Nacional de Arte Antiga
16h00 - Pausa para café
16h15 - Guadameci: a arte dos couros dourados, Dr. Franklin Pereira

Dia 12 de Dezembro, Sexta-feira
09h30 - Concentração no Museu de Alberto Sampaio e partida de autocarro
Visitas
10h00 - Igreja de Pinheiro: pintura mural recentemente descoberta
11h30 - Igreja de Serzedelo: pintura mural
12h30 - Regresso a Guimarães
13h00 - Intervalo para almoço
14h30 - Visita à sacristia da Igreja dos Capuchos (Santa Casa da Misericórdia)
15h30 - Visita ao Paço dos Duques
16h30m - Visita à Igreja de S. Domingos

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.