Arquivo: Edição de 24-10-2008

SECÇÃO: Região

Centro de Novas Oportunidades na Escola Martins Sarmento

António Leite, director-adjunto da DREN, presidiu, na tarde do dia 20 de Outubro, à sessão de abertura do quarto Centro Novas Oportunidades-CNO em Guimarães.
O novo CNO situa-se na Escola Martins Sarmento e, coexiste com o Centro de Formação da escola, pelo facto desta enfrentar um problema de lotação do estabelecimento de ensino.
O director-adjunto da DREN apresentou os números de Portugal que, conta, com 5 milhões de trabalhadores activos dos quais, três milhões não têm o 12º ano de escolaridade, salientando que destes, 500 mil são jovens com idades entre os 18 e os 24 anos de idade.
António Leite apresentou, ainda, outros números da realidade do nosso país: há 266 mil jovens sem o 9º ano e esta realidade coloca Portugal em desigualdade com outros países europeus (os antigos países de Leste, na Polónia, por exemplo, 80% da população tem o 12º ano).
Assim, nas palavras do director-adjunto, os Centro Novas Oportunidades, são um meio, para que a formação, chegue a todos.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, António Magalhães, salientou a importância do CNO dizendo até “tratar-se de uma aposta ganha, que tem sido fundamental num região como Guimarães, a braços com baixas taxas de escolaridade”. Por isso, para o Presidente da Câmara de Guimarães, o CNO da Escola Secundária das Taipas; da Escola Francisco de Holanda; da AMAVE e agora o da Escola Martins Sarmento, valem bem o esforço e o empenho pela formação ao alcance de todos.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.