Arquivo: Edição de 24-10-2008

SECÇÃO: Generalidades

Relembrando

O jornal O Conquistador surgiu em 2 de Fevereiro de 1950, assumindo-se como semanário regionalista e católico; desde logo, apresentando-se como defensor e dinamizador dos interesses do concelho e deliberadamente em sintonia com os valores éticos da doutrina e moral católicas.
Em 8 de Março de 1962, foi publicada a última edição deste título “O Conquistador”, porque, então, desaparecera o órgão de propriedade, a Cooperativa Popular de Guimarães: “O Conquistador” foi vendido em tribunal a um particular que, de imediato, o ofereceu ao director do jornal “Notícias de Guimarães”.
Uma semana depois, em 15 de Março de 1962, um novo título Colina Sagrada era distribuído aos mesmos assinantes: em editorial palpitante de alegria e esperança, “Colina Sagrada” apresentava-se como sucessor do Conquistador, agora órgão do recém-criado Centro Pastoral D. António Bento Martins Júnior. O suporte estatutário era precisamente o mesmo. As dificuldades económicas, porém, viriam a acentuar-se ao longo dos anos e a publicação foi caindo de semanal, para quinzenal e mensal.
Em 22 de Março de 1991 e, graças à gentileza de Antonino Dias Pinto de Castro, que cedeu sem condições o título, que lhe pertencia, O Conquistador ressurgia como propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, apostando na publicação de duas edições por mês.
Desde sempre, independentemente da figura proprietária legal, este jornal considera-se património da Igreja, comprometido na informação da sua doutrina e vivência, especialmente no âmbito do arciprestado de Guimarães e Vizela.
Sempre foi necessário e, actualmente, talvez mais que nunca, o empenhamento de pessoas que possam creditar o jornal como oferta importante para o crescimento harmónico da sociedade.
Se estas palavras podem ser entendidas como forma publicitária, então pedimos e, desde já, agradecemos: COLABORE, ASSINE E DIVULGUE “O CONQUISTADOR”.

A Redacção

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.