Arquivo: Edição de 10-10-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

Encontro nacional de jovens ligados aos Missionários do Verbo Divino e às Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo

Foi num ambiente de alegria que no Sábado e no Domingo, dia 27 e 28 de Setembro de 2008, se celebrou em Santa Catarina (Caldas da Rainha) o encontro nacional de jovens, no âmbito do Centenário da morte de S. Arnaldo Janssen e de S. José Freinademetz, missionário do Verbo Divino, na China.
O lema deste encontro foi: “Preciosa é a vida dada à missão”.

Foto: SVD
Foto: SVD
O Provincial dos Missionários do Verbo Divino, Pe. José Antunes de Silva, na palavra de abertura, convidou os jovens para se encostarem a Cristo, o verdadeiro rochedo das nossas vidas.
Depois de introduzidos na temática do encontro pelo Pe. António Leite que desafiou os jovens a agrafarem os seus nomes a Jesus Cristo, os participantes foram enviados em missão, visitando os idosos e os doentes de diversas povoações. A noite convidou os jovens para um ambiente de vigília, terminando depois num alegre convívio.
A parte central do Domingo foi a celebração solene da Eucaristia, com a animação bem particular da gente jovem. Na sua homilia, o presidente da celebração, o Pe. António Leite, referiu-se a Jesus Cristo como Aquele que dinamitou a imagem que S. Paulo tinha de Deus, acentuando a importância do Encontro com Ele que transforma a vida e as imagens que fazemos de Deus. Quantas imagens de Deus que vamos construindo e que precisam de ser dinamitadas no verdadeiro Encontro com Ele!
Em diversos momentos da celebração, a nossa oração pelos cristãos perseguidos na Índia, particularmente em Orissa, não poderia deixar de estar presente.
É de referir ainda que os jovens foram alojados em casas de família e que se podia notar, apesar do pouco tempo, que a separação da família de acolhimento – tal foi o carinho que puseram – que a separação já custou um pouco.

Clemente Kilabi

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.