Arquivo: Edição de 10-10-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

Igreja dedica mês às Missões

Outubro quer fazer da acção missionária uma «urgência e prioridade»
A Igreja Católica dedica no mês de Outubro uma particular atenção ao mundo missionário, desenvolvento nas suas comunidades uma série de actividades destinadas a promover a Missão como “urgência e prioridade».
Particularmente importante é o terceiro Domingo deste mês, em que se celebrará o 82º Dia Mundial das Missões, este ano sob o lema “Servos e apóstolos de Jesus Cristo", escolhido por Bento XVI.
O Papa aproveita a sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2008 para lançar um olhar preocupado sobre o panorama internacional: “Se por um lado mostra um grande desenvolvimento económico e social, por outro oferece-nos fortes preocupações sobre o futuro do próprio homem”.
Entre os males de hoje, aponta a violência; a pobreza; a discriminação e as perseguições por motivos raciais, culturais e religiosos; o progresso tecnológico, com fins diferentes da dignidade humana e o bem do homem; o uso indiscriminado de recursos.

Foto: Pe. José Luís Pimenta - Congresso Missionário Nacional 2008
Foto: Pe. José Luís Pimenta - Congresso Missionário Nacional 2008
Neste 82.º Dia Mundial das Missões, o Papa lembra que "o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os baptizados, chamados a ser «servos e apóstolos de Cristo» neste início de milénio”.
“Enquanto permanece necessário e urgente a evangelização em muitas regiões do mundo, diminui o clero e faltam vocações. Factos que afligem hoje várias dioceses e institutos de vida consagrada. É importante confirmar que, na presença de crescentes dificuldades, o mandato de Cristo de evangelização, permanece como prioridade”, pode ler-se.
Nenhuma razão pode justificar uma “diminuição ou estagnação” nas missões, aponta Bento XVI. Anunciar o Evangelho, afirma o Papa, recordando as palavras de Paulo, “não é um peso, mas uma tarefa e uma alegria”.
Bento XVI pede aos religiosos e religiosas para levarem o “anúncio do Evangelho a todos, especialmente aos que estão longe, com um testemunho coerente com Cristo e uma opção radical pelo Evangelho”. Aos leigos, pede “empenho no testemunho num areópago complexo e multiforme da evangelização: o mundo”.
Bento XVI lembra ainda o contributo que as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) para as acções evangelizadoras da Igreja. O Papa convida a intensificar “sempre e mais a oração entre os cristãos, medida indispensável para difundir a luz de Cristo às pessoas”.

Portugal
São precisamente as OMP que, no nosso país, publicam o Guião para o Outubro Missionário 2008, procurando, entre outras, “promover, na Igreja e na sociedade em geral, a participação activa em acções e campanhas que visem a dignidade de todas as pessoas, a solidariedade para com os mais pobres, excluídos e injustiçados, e a proposta de causas a favor da justiça e da paz entre pessoas, grupos e nações”.
Após a vivência do Congresso Missionário Nacional, no passado mês de Setembro, “estamos em tempo de o celebrar e de viver as orientações que dali saíram para a Igreja portuguesa”, pode ler-se.
Este Guião (www.opf.pt /outubromissionario/index-outubro.html) apresenta reflexões para cada Semana e aposta na dimensão celebrativa: Leituras Dominicais, Vigília Missionária, Rosário Missionário, Via Sacra e Preces Diárias.
O Guião ‘Outubro Missionário’ deste ano quis lançar um olhar especial para as questões de ‘Justiça e Paz’, colocando nas páginas centrais um texto que explica o trabalho da Antena Portuguesa da Rede ‘Fé e Justiça África-Europa’.
Procurou, igualmente, valorizar a experiência que um padre diocesano está a realizar por terras de Cabo Verde. “Não é original, mas continua a ser profundamente simbólica e provocadora para a Igreja em Portugal”, indicam as OMP.
Do recente Congresso Missionário saiu o desafio para que “cada Igreja Local incentive a criação de estruturas e dinâmicas que demonstrem a consciência e urgência do anúncio do Evangelho: Secretariado Diocesano Missionário, grupos missionários paroquiais, semanas de animação missionária, geminações, voluntariado, sacerdotes ‘fidei Donum’, institutos de vida consagrada”.
Já neste mês de Outubro, a Agência ECCLESIA publica uma segunda edição especial, dedicada a três temas centrais: Missão Ad Gentes; Ano Paulino e Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus”.

A.E.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.