Arquivo: Edição de 10-10-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

Nomeação e Tomada de Posse de Sacerdotes do Arciprestado

O Senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, por provisão canónica exarada em 18 de Julho do ano corrente nomeou para a:

- Paróquia de São Cosme e São Damião da Lobeira, bem como para a paróquia de São Romão de Rendufe, o Padre Samuel Miranda Vilas Boas.
A posse foi-lhe cometida no dia 28 de Setembro, respectivamente às 8,30 horas e às 15,00 horas pelo arcipreste, com o título canónico de administrador paroquial.
Ambas as comunidades se manifestaram com espírito jubiloso ao receberem o jovem sacerdote que lhes foi confiado; forças vivas da paróquia como a Fábrica da Igreja, Conselho Pastoral Paroquial, Grupo Coral, Catequese, Escutismo e os demais movimentos da Igreja se congraçaram num forte abraço e ecoaram vivas de boas vindas, revelando uma enorme alegria sentida. Houve momentos de terna saudade também, pelo sacerdote pároco que durante 16 anos presidiu aos destinos deste povo. Souberam viver momentos de verdadeira emoção, o que denotou um salutar reconhecimento pelo trabalho ali desenvolvido. A pessoa do Padre José Silvino Magalhães Araújo foi enaltecida e jamais o povo destas duas comunidades esquecerá o trato afável e o pastoreio dedicado do presbítero a quem, agora, foi confiada outra missão dentro do Arciprestado.
O novo pároco, Pe. Samuel, continuará a exercer o seu apostolado paroquial em acumulação com a comunidade de Santa Maria de Silvares, deste arciprestado.

- Paróquia de
Santa Maria de Atães
Esta comunidade foi confiada ao reverendo Padre Domingos Ferreira de Oliveira, cuja nomeação ocorreu na data de 18 de Julho do ano corrente, acima referida.
A posse foi conferida pelo arcipreste em 28 de Setembro, tendo este presbítero continuado a exercer a sua actividade pastoral em acumulação com a paróquia citadina de São Dâmaso.
Também a chegada de um novo pároco, na titulação canónica de administrador paroquial, foi vivida com esfuziante alegria por toda a comunidade de Atães, na Santa Missa paroquial das 9,30 horas. A Igreja estava literalmente repleta de fiéis que batiam palmas na recepção a um sacerdote, por todos bem conhecido, e que de antemão sabiam vir aureolado dos melhores predicados pastorais. Não só o povo acorreu em grande número, a que se juntaram as entidades autárquicas e o melhor escol dos movimentos apostólicos da paróquia.
Pairou também um sentimento de profunda saudade pela saída do Pe. José Silvino Magalhães Araújo que nos últimos 16 anos ali pastoreou; não foram regateados rasgados elogios pelo trabalho consistente espiritual e material desenvolvido e que demarcará uma presença amiga para sempre de um sacerdote que à paróquia se dedicou sem desfalecimentos. Está de parabéns a paróquia de Santa Maria de Atães pela forma acolhedora e simpática com que em sintonia se disponibilizou para marcar uma esperança de uma Igreja à medida conciliar.

- Paróquia de
São Cláudio de Barco
Esta comunidade que se espraia ao longo do rio Ave foi também enriquecida pelo Senhor Arcebispo Primaz com a nomeação de dois sacerdotes oriundos do nosso concelho: o Padre José Agostinho da Costa Ribeiro, pároco de Caldelas, Guimarães e o Padre Miguel Augusto Freitas Teixeira, pároco de Santo Estêvão e Divino Salvador de Briteiros, dado que o pároco, Padre José das Neves Machado havia sido dispensado da paroquialidade. Este, por sua vez, indigitado para assumir responsabilidades mais elevadas a nível diocesano.
O povo revestiu todo o complexo envolvente da igreja paroquial com as melhores galas e saudou os novos pastores que, agora presidirão aos projectos apostólicos que o envolvem e determinam numa trajectória pastoral assumida com renovado vigor. Sentiu-se um toque de envolvimento paroquial nos mais variados movimentos ali presentes que, se sabe, não nasceram sem um prolongado amadurecimentos de consagração.
A posse foi outorgada pelo arcipreste de Guimarães e Vizela, Pe. Armando Luís de Freitas e que no momento próprio distinguiu as qualidades dos sacerdotes recém-chegados e os atributos sacerdotais do Pe. José das Neves Machado.
Bem haja o bom povo de São Cláudio de Barco e dele se espera que porfie uma continuidade em crescendo dos valores espirituais e morais que tão arreigadamente prosseguem com as bênçãos de Nossa Senhora dos Remédios.

-Capelania de
São Pedro do Toural
A Basílica de São Pedro do Toural recebeu no passado dia 1 de Outubro o Padre José Silvino Magalhães Araújo, até aqui, pároco das três comunidades acima referidas: São Cosme e São Damião da Lobeira, Santa Maria de Atães e São Romão de Rendufe, sendo nomeado para vigário paroquial de São Sebastião desta cidade de Guimarães e capelão da referida Basílica.
A posse foi-lhe conferida pelo arcipreste na Eucaristia das 10,00 horas, estando o espaço celebrativo completamente repleto de fiéis. Todos os sacerdotes que trabalham nesta comunidade citadina se encontraram presentes, a saber, o Padre José António Fernandes Antunes, pároco, o Padre Samuel Miranda Vilas Boas, o Padre Carlos Lopes de Sousa, até ao presente, capelão desta Basílica e agora tendo assumido a reitoria do Santuário da Penha, permanecendo, todavia, como juiz da Irmandade de São Pedro do Toural.
Vivia-se nesta Eucaristia a festa litúrgica de Santa Teresa do Menino Jesus, que proporcionou a vivência de uma mensagem de amor e serviço tão ardentemente protagonizada pela Carmelita de Lisieux. Toda a comunidade presente reproduziu sentimentos de aconchego ao novo capelão.
Aguarda-se com vera esperança que a piedade e o fervor dos crentes assíduos às celebrações desta comunidade de São Pedro do Toural integrada na paróquia de São Sebastião estabeleça os mais estáveis elos de ligação com a pastoral assumida na paróquia e no arciprestado. Bem haja o Padre Silvino que agora chega para assumir nova função pastoral. Bem haja o Padre Carlos Lopes de Sousa pelo serviço dedicado e comprometido que cumpriu nesta Basílica de São Pedro.

Pe. Armando
(Arcipreste)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.