Arquivo: Edição de 10-10-2008

SECÇÃO: Região

Nicolinas



foto

Nicolinas já é marca registada
A designação “Nicolinas” já se encontra protegida ao abrigo do direito da propriedade industrial, impedindo-se assim a sua utilização abusiva e o eventual registo por entidades não Nicolinas ou estranhas às Festas.
O registo da marca “Nicolinas” foi obtido pela associação Tertúlia Nicolina que, deste modo, concede às Festas Nicolinas mais um mecanismo de salvaguarda da secular tradição.
Após a obtenção do registo da marca, a associação Tertúlia Nicolina celebrou um protocolo com a Comissão de Festas Nicolinas, pois a mesma, por não possuir personalidade jurídica, estava impedida de subscrever o pedido de registo da marca junto das entidades oficiais.
Através do protocolo é transferido para a Comissão de Festas Nicolinas o direito de utilização da marca “Nicolinas”, estando esta obrigada a fazê-lo “em lealdade e respeito pela tradição e cuidando da utilização não prejudicial e abusiva da denominação”.
A protecção agora criada impede o uso, sem consentimento prévio, de denominação igual ou semelhante a “Nicolinas” e, de modo a dissuadir potenciais infracções, passou a ser possível apor à designação “Nicolinas” uma menção de que a mesma se encontra protegida, através de expressões como “marca registada”, “MR” ou ®.


estudo sobre as Nicolinas
A Universidade do Minho vai elaborar um estudo sobre as Nicolinas no âmbito das ciências sociais. Moisés Martins, Miguel Bandeira e Albertino Gonçalves serão os coordenadores.
O projecto de investigação deverá ser desenvolvido no âmbito do Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, organismo criado em 2007 e vocacionado para a investigação em distintas áreas da vida social, nomeadamente em estudos sobre organizações e trabalho; cultura e estilos de vida; desenvolvimento e desigualdades sociais; saúde, família e solidariedades.


Membros da Comissão de Festas 2008
Presidente: Diogo Alexandre Mendes Castro – Vice-Presidente: Rui Xavier – Tesoureiro: Mário Faria – Secretário: José Diogo Silva – 1.° Vogal da Academia: José Pedro Machado Faria – 2.° Vogal da Academia: Paulo Falcão – 1.° Vogal de Festas: Ricardo Carreira – 2.° Vogal de Festas: Francisco Santoalha – Chefe de Bombos: José Pedro Marques – Sub-Chefe de Bombos: Miguel Máximo

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.