Arquivo: Edição de 26-09-2008

SECÇÃO: Região

Museu de Alberto Sampaio

Lançamento do livro «D. João I e Guimarães»
A 22 de Setembro, foi lançado, na Sala de Conferências do Museu de Alberto Sampaio, o livro «D. João I e Guimarães», da autoria de Rosa Maria Saavedra, técnica superior responsável pelo Gabinete de Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio, e com ilustrações de Vasco Carneiro, professor da Escola Martins Sarmento e ilustrador de outros livros infantis.
Trata-se de um livro dedicado ao público infanto-juvenil e que retrata a vida de D. João I e a sua ligação a Guimarães. São vinte e quatro capítulos que permitem conhecer feitos importantes da vida do primeiro rei da Dinastia de Avis, muitos dos quais relacionados com Guimarães e as suas gentes.

foto
O livro termina com um glossário – que ajudará os mais novos a conhecer o sentido das palavras mais «difíceis» –, uma cronologia e alguma bibliografia e é uma edição da Editora Campo das Letras feita em parceria com o Museu de Alberto Sampaio.
Desta obra foi feita uma edição de 2000 exemplares, em capa mole, que se destina a ser oferecido aos alunos do 4.º ano de escolaridade das escolas de Guimarães. Esta edição foi integralmente paga por mecenato e vai ser oferecido em homenagem ao Senhor Lourenço Ribeiro da Silva, um vimaranense amante da sua terra e das suas gentes, que nasceu a 11 de Agosto de 1900 e morreu a 9 de Maio de 1964.
Foi este apoio mecenático que permitiu ao Museu de Alberto Sampaio avançar com a edição desta obra, bem importante para a exploração das colecções do Museu e para dar a conhecer aos mais novos episódios relevantes da História de Portugal e de Guimarães.
As marcações para as visitas ao museu, com oferta a cada aluno do 4.º ano de escolaridade de um exemplar do «D. João I e Guimarães», devem ser feitas no Museu de Alberto Sampaio (Tel. 253423910; email: ou masampaio@ipmuseus.pt).

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.