Arquivo: Edição de 12-09-2008

SECÇÃO: Região

Boa notícia para o emprego e desenvolvimento
Inauguração do Avepark



O tão falado Parque de Ciência e Tecnologia instalado na freguesia de São Cláudio do Barco-Taipas, que conheceu grandes desenvolvimentos nos últimos meses, foi solenemente inaugurado, no passado sábado pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

foto
O Avepark é verdadeiramente uma rede de empresas que, no prazo de 10 anos, pode somar 200 unidades de base tecnológica e criar quatro mil empregos qualificados, entre cientistas e investigadores.
Este empreendimento, que recebeu um subsídio governamental de 3,2 milhões de euros tem como suporte científico e tecnológico a Universidade do Minho, é uma sociedade constituída pela Câmara Municipal de Guimarães, com 51 por cento do capital, pela Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho e a Associação do parque e Tecnologia do Porto (com 15 por cento cada) e pala Associação Industrial e Comercial de Guimarães, com quatro por cento.
A grande aposta da Câmara Municipal de Guimarães partiu da necessidade de diversificar e modernizar o tecido empresarial da região pela via da inovação de base tecnológica e da transferência de conhecimento.
Até ao fim deste ano, segundo o vice-reitor da Universidade do Minho, que preside ao Conselho de Administração do Avepark, ficarão instaladas 27 empresas que poderão criar 600 postos de trabalho.
Embora as grandes perspectivas do Avepark se situem na pedagogia de atracção de recursos humanos qualificados e na capacidade de atrair empresas de base tecnológica, como disse o secretário de Estado, não há dúvida de que a sombra negra do desemprego que mancha a região foi significativamente aliviada.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.