Arquivo: Edição de 25-07-2008

SECÇÃO: Região

16 de Julho
Aniversário do Lar de Santa Estefânia

Está institucionalizada a data do aniversário do Lar de Santa Estefânia: 16 de Julho, festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo e, por isso também, festa da Irmandade da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.
Um conjunto de actividades assinalaram de forma memorável o dia da instituição na qual participaram cerca de duzentas pessoas, entre Corpos Sociais, Comunidade Religiosa do Amor de Deus, convidados, funcionários da instituição e familiares das crianças. Tudo isto, quando se completam 150 anos da génese da formalização da ideia, debatida, na Casa dos Pombais, em Creixomil, entre cidadãos ilustres desta terra para atender a um dos problemas sociais muito graves de então e de sempre: a dita infância desvalida.

foto
O dia começou com a oração de acção de graças e actividades diversas. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, animada pelo coral das meninas do Lar.
A sessão solene, presidida pelo presidente da Assembleia Geral, Dr. Fernando Alberto M.R. Silva, serviu para a inauguração do espaço em que a mesma decorria, um auditório com capacidade para 150 pessoas dotado dos melhores equipamentos tecnológios e de conforto para a realização de eventos diversificados. O representante da Câmara Municipal, Dr. Armindo Costa e Silva, disse que este auditório seria uma mais-valia para o Centro Histórico.
Usado da palavra, o presidente da Direcção, Dr. José Fernando Alves Pinto lembrou que são mais de 400 as crianças contempladas pelas valências da instituição que funcionam em dois edifícios; relevou, no entanto, a vida e o percurso das meninas internas, acompanhadas no processo educativo pelas Religiosas do Amor de Deus.
Tem sido levado à prática, disse, a intenção de dotar este serviço das melhores condições pedagógicas, cujos frutos vão aparecendo no aproveitamento escolar dos diversos graus de ensino, desde o básico ao superior e na condução das jovens em geral para a sua própria autonomia.
Além do presidente da Direcção alaram muito a propósito do que viam e sentiam a representante da Direcção Distrital da Segurança Social, o representante da Câmara Municipal e o Dr. Fernando Alberto, na qualidade de presidente da assembleia Geral, que sublinhou o valor e o papel das Irmãs Religiosas na vida do Lar.
Foi muito interessante a visita às instalações dos dois edifícios – Lar e Casa do Carmo – particularmente à exposição dos trabalhos e lavores confeccionados pelas meninas do Lar.
Ocasião memorável foi também a inauguração oficial do Complexo Desportivo na envolvência de uma piscina, a atestar o esforço da anterior Direcção, liderada por Abelâmio Monteiro da Silva.
Uma visita guiada ao Centro Histórico com passagem pelo Arquivo Municipal e um espectáculo de variedades no Auditório do Lar completaram uma jornada de alegria, solidariedade e semente de esperança.

L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.