Arquivo: Edição de 11-07-2008

SECÇÃO: Região

Sociedade Martins Sarmento aberta a novos sócios

A direcção da Sociedade Martins Sarmento promoveu, no dia 30 de Junho, uma conferência de imprensa, para prestar esclarecimentos importantes acerca da sua actividade no quadro do processo de instalação da Fundação Martins Sarmento.
O presidente da direcção da SMS, António Amaro das Neves, fez uma apresentação generalizada das actividades e afirmou que a instalação da Fundação vem trazer sustentabilidade à SMS. A Fundação surge para gerar fundos em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho.

foto
O processo para a Fundação foi longo e difícil e os principais responsáveis pela SMS, todos em regime de absoluto voluntariado, e assim vai continuar, pois, “a matriz desta casa está no trabalho voluntário”, acreditam que a partir da instalação da Fundação “os projectos encalhados por falta de meios” irão tornar-se realidade.
Dos projectos apontados por António Amaro das Neves: Biblioteca, Conservação e Restauro e Quinta proto-histórica em Briteiros; o reordenamento da Biblioteca, com cerca  de 100 mil títulos, é o projecto que a direcção pretende realizar já no ano de 2009.
Uma verba de cerca de 200 mil euros, definida anualmente em orçamento de Estado, irá permitir à Fundação Martins Sarmento prosseguir com os seus objectivos que se prendem com a investigação em diversas áreas: história, arqueologia, etnografia, literatura e ainda a defesa, preservação e promoção do património cultural pertença da SMS e da região.
Com cerca de 500 sócios é chegada a hora de conseguir um número mais elevado, pois a defesa e o interesse pela cultura deve motivar muito mais gente – de Guimarães e de outras regiões – para se fazer sócio da Sociedade Martins Sarmento a fim de que a cultura se transforme num bem ao serviço de todos. Aliás, a direcção da SMS, prevê levar a efeito actividades culturais direccionadas a diversas camadas etárias.

Silva Conceição

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.