Arquivo: Edição de 24-04-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

17 e 18 de Maio
Congresso da Família

O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga organiza, nos próximos dias 17 e 18 de Maio, no Centro Cultural e Pastoral da Diocese, o Congresso da Família. Sob o tema “Família: dom e compromisso”, o evento pretende reflectir sobre a realidade familiar actual e ser «provocação» não só à comunidade cristã diocesana como à sociedade civil.
O termo de um triénio de pastoral sobre a Família não pode ser considerado como algo circunstancial, limitado no espaço e no tempo, a algumas actividades e celebrações. Pelo contrário, há-de ser visto como dom e compromisso num projecto de contínua reflexão sobre a família e a vida, sobre a instituição matrimonial, precisamente num mundo em que os valores matrimoniais são com frequência feridos.
O Congresso pretende fecundar a cultura e ser ponte convergente no progresso e promoção da realidade familiar; continuar a celebrar a riqueza do Dom que é a Família, para si mesma e para a sociedade; e implementar o sentido de que o Dom não se guarda, mas partilha-se. Ele é Dom quando é dado. Por isso, ser Dom é uma responsabilidade e uma tarefa, que por si mesmo implica um compromisso.

foto
Quatro palavras sintetizaram o caminho (objectivos) dos últimos três anos 2005/2008: Evangelizar a família (Martyria - Anúncio); Celebrar e rezar com família e em família (Liturgia - Celebração); Relacionar-se como família (Koinonia - Comunhão); Agir solidariamente pela família (Diaconia - Serviço Fraterno). Este é o momento de avaliarmos o trabalho realizado e lançar novos compromissos de ajuda às famílias a ser “boa notícia” para a humanidade.
De acordo com os objectivos traçados pelo Departamento da Família, com a colaboração da Universidade Católica na pessoa do Sr. Dr. João Duque (director da Faculdade de Teologia – Braga) e em comunhão com o Sr. Arcebispo Primaz, este Congresso pretende ainda responder aos desafios e assumir as responsabilidades face ao futuro da humanidade segundo as oportunidades que a história vai proporcionando à família; inculcar uma linguagem positiva e de esperança diante de certas visões derrotistas.
Mais do que falar dos limites, dos problemas e das dificuldades da família, queremos continuar a apresentar a família como uma estupenda notícia para o terceiro milénio.
O encerramento será presidido pelo Sr. Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga com a celebração do Dia Arquidiocesano da Família.

Dia Arquidiocesano
das Famílias
O Departamento da Pastoral Familiar está a preparar a celebração do próximo Dia Diocesano da Família que terá lugar no dia 18 de Maio – Dia da Santíssima Trindade – no Encerramento do Congresso, na capela do Seminário de Nossa Senhora da Conceição pelas 12 horas.
Tal como nos anos anteriores, aguarda-se uma grande concentração das famílias desta parcela do Povo de Deus que é a Diocese de Braga e que, deste modo, terão a oportunidade de dar público testemunho da sua fidelidade aos valores do matrimónio cristão.
É muito importante que o façam, na afirmação inequívoca de que, não obstante as forças que teiman em dar dela imagens que a agridem e deformam, a Família se mantém fiel aos desígnios do Seu Criador e continua a ser, contra ventos e marés, a verdadeira comunidade de Vida e do Amor.
O dia Diocesano da Família é um momento de afirmação clara e inequívoca do modelo de família que a Igreja tem para oferecer ao mundo de hoje: “A família fundada sobre o matrimónio é património da humanidade, constitui um bem grande e sumamente precioso, necessário para a vida, o desenvolvimento e o futuro dos povos. Segundo o plano da criação estabelecido desde o princípio (Mt 19, 4.8), aquela é o âmbito onde a pessoa humana, feita à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26), é concebida, nasce, cresce e se desenvolve. A família, enquanto formadora por excelência de pessoas (Familiaris consortio, 19+27), é indispensável para uma verdadeira «ecologia humana» (Centesimus annus, 39)”.

Pe. Domingos Paulo Oliveira
Assistente do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar de Braga

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.