Arquivo: Edição de 20-03-2008

SECÇÃO: Região

“Penha à vista”

Pela segunda vez, a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha com o Centro de Formação Francisco de Holanda lançou um concurso dos valores ambientais da Montanha da Penha. Desta vez o concurso é alargado a todos os ciclos de ensino. Na apresentação, disse Roriz Mendes, “temos razões de sobra para estarmos confiantes no êxito da iniciativa”. De facto, na primeira edição que envolveu os alunos das escolas dos agrupamentos de Guimarães do 1º e 2º ciclos foram apresentadas mais de duas centenas de trabalhos.
A segunda edição deste concurso visa as áreas da escrita, desenho e fotografia sob o tema genérico “A Penha e a Natureza”.

foto
Deste trabalho pretende-se incentivar e formar os jovens no sentido de, com o seu papel interventivo,  contribuirem para o conhecimento, valores e comportamentos em relação à maravilha que a Natureza dotou e que vai sendo adornada pelo carinho de alguns, que é a Montanha da Penha.
Este público juvenil, na palavra do juiz da Irmandade, Roriz Mendes, será com certeza um excelente promotor do património natural, cultural e artístico da Penha. Por outro lado, criar uma sensibilidade assim levará a que cresça o número de “amigos” e “vigilantes” da Penha para que desapareçam ou diminuam os atentados de diversa ordem como aconteceu ainda há bem pouco com um incêndio e a poda selvagem e drástica de plátanos, disse Roriz Mendes.
O concurso foi apresentado na Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques e conta com a colaboração da Turipenha que vai oferecer viagens gratuitas aos alunos no teleférico e no comboio turístico durante o período do concurso.
Jorge Nascimento, dirigente do Centro de Formação Francisco de Holanda, incentivou os professores e alunos a participarem, pois que, disse, “a escola deve estar ligada ao meio em que se insere”.
O prazo para entrega dos trabalhos decorre até 30 de Maio. A entrega de prémios está marcada para o dia 22 de Junho.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.