Arquivo: Edição de 24-11-2006

SECÇÃO: Região

foto
Associação de Apoio à Criança

Realização de um sonho
Pelas 16 horas de domingo, 19 de Novembro, foi recebido, mesmo no coração do Centro Histórico, o ministro do Trabalho e Segurança Social para a inauguração das instalações da associação de Apoio à Criança.
O bem conhecido nº 44 da rua de Santa Maria agora tem uma identidade própria: está lá marcada no ferro Associação de Apoio à Criança.
Largas dezenas de pessoas convidadas e outros vimaranenses atentos juntaram-se às entidades oficiais e aos Corpos Sociais da Direcção para fruirem do momento em que Guimarães passa a contar com mais um equipamento social de inestimável valor, neste caso para acolhimento temporário de crianças em risco.
Descerrada a placa comemorativa do acontecimento, o Coral da Associação de Pais dos Alunos do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga conferiu ao acto um dado novo às sensações que sempre acontecem, com interpretações de música clássica e do cancioneiro português.
Raras  vezes também acontece a leitura de uma relação tão extensa de individualidades e instituições com o propósito bem explícito de agradecer. Foi o que fez a drª Joana Prata, presidente da Associação: a história desta, sobretudo no que se refere ao percurso iniciado em 2001 para conseguir instalações adequadas aos seus objectivos foi dita ali.
foto
Começou pelo acolhimento do Monsenhor José Maria Lima de Carvalho, Dom Prior da Colegidada de Nossa Se-nhora da Oliveira à proposta de cedência do direito de superfície do referido prédio que depressa foi aceite pelo Conselho Económico da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira e sancionada pelo Arcebispo Primaz. Neste processo valeu muito o conselho do ilustre vimaranense, Dr. Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva.
Voltando-se para o Dr. António Magalhães, Joana Prata exprimiu sentidamente o quanto foi importante para a obra a acção do Presidente da Câmara e dos vários departamentos e serviços. “Todos os dias”, expressão que repetiu várias vezes, batemos à porta e sempre obtivemos resposta.”
Um agradecimento especial foi dirigido à arquitecta Margarida do G.T.L. (Gabinete Técnico Local), à Empresa construtora que foi exemplar e rigorosa no cumprimento dos prazos.
foto
Não cabem aqui, como é óbvio as mais referências produzidas a muitas outras pessoas e aos associados. Ficou também registado o apoio do Ministério do Trabalho e Segurança Social, do Centro Regional e dos técnicos mais ligados a este género de equipamentos.
O Dr. António Magalhães congratulou-se e subscreveu os agradecimentos da presidente da Direcção, designadamente o gesto da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. E salientou como muito significativo o facto de em tudo quanto a Câmara propôs  e decidiu em prol da Associação ter havido sempre unanimidade de toda a Vereação, in-dependentemente dos partidos que representam.
O ministro Dr. José Vieira da Silva teceu os maiores elogios a esta iniciativa, disse que a rede social nesta área brevemente se estenderá a todo o país e subscreveu também o desejo manifesto pela presidente da Direcção: que o acolhimento seja mesmo temporário; que rapidamente surja uma família de adopção para cada criança, mas mais desejável ainda que as crianças obtenham as condições necessárias para serem restituídas às famílias biológicas.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.