Arquivo: Edição de 29-09-2006

SECÇÃO: Generalidades

Jornalismo em Rede

Jornadas Nacionais de Comunicação Social
As Jornadas Nacionais de Comunicação Social realizaram-se em Fátima, nos dias 21 e 22 de Setembro deste ano, organizadas pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Jornalismo em Rede, foi a temática destas Jornadas que juntou em Fátima largas dezenas de representantes dos diversos periódicos nacionais, da rádio e da televisão.
O tema destas Jornadas motivou o debate franco e aberto dos vários participantes que se situam e desenvolvem a sua acção no seio da Comunicação Social da Igreja.
Olhar as coisas e o mundo de frente, olhar com realismo, implica que a Igreja e os órgãos de Comunicação Social – são 600 os títulos de inspiração cristã – aprendam e retomem um caminho de proximidade, de relação e interactividade.

foto
Fazer Jornalismo em Rede numa relação de abertura e proximidade, significa  estar atento aos riscos e saber enfrentar os novos desafios do avanço constante da tecnologia.
O trabalho de parceria a nível de conteúdos, fotografia e publicidade apresentou-se nestas Jornadas como um grande desafio para a Imprensa de Inspiração Cristã.
Igreja e Media – Encontros e Desencontros, foi o tema do Workshop Episcopal que juntou à mesma mesa D. Manuel Clemente e D. Carlos Azevedo, Bispos Auxiliares de Lisboa e contou com a moderação do jornalista, do jornal Público, António Marujo.
Naquele Workshop Episcopal os dois Bispos realçaram a importância da comunicação relacional.
Igreja e Comunicação Social devem aprender a conhecer-se e a escutar-se mutuamente para que a acção de uma e de outra seja de verdadeiro serviço às pessoas.
Um encontro verdadeiro entre a Igreja e a Comunicação Social deve motivar à valorização do que está para além do superficial e implica saber gerir a poluição relacional e a necessidade de estabelecer prioridades para que a comunicação-relação aconteça.
A necessidade e a urgência de conversão da Igreja às palavras e atitudes de Jesus de Nazaré devem levá-la a um encontro relacional dentro de si própria e os meios de comunicação social devem, também ela, converter-se à relação verdadeira com a Igreja e com o mundo.
Jornalismo em Rede, foi o  apelo e desafio lançado à Comunicação Social e à Igreja para um caminho constante e perseverante de (na) relação.
 
Conceição Silva

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.