Arquivo: Edição de 29-09-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

foto
Paróquia de Sande São Martinho homenageia Padre Barreto Marques

Associamo-nos, com muito prazer e com toda a justiça, à homenagem que a paróquia de São Martinho de Sande prestou ao seu dedicado pastor, Padre Armando Barreto Marques.
Com a devida vénia, transcrevemos de O Diário do Minho, de 17 do corrente, a notícia e o perfil do homenageado traçado pelo Padre Eduardo Jorge Duque, que subscrevemos inteiramente.
Sande São Martinho, no concelho de Guimarães, reúne-se hoje para celebrar a vida do seu pároco, padre Armando Barreto Marques, que, durante 34 anos de vida, presidiu com fervor e zelo apostólico a esta comunidade paroquial. esta comemoração acontece no momento em que o Sr. Pe. Armando se propõe deixar, por motivos de idade, a paroquialidade. Deste modo, a comunidade de Sande decidiu celebrar, hoje, pelas 16h00, uma Eucaristia, a que presidirá o Sr. Arcipreste de Guimarães, de acção de graças pela vida do nosso querido e estimado Pe. Armando.
Apesar dos 84 anos, concluídos no próximo 11 de Outubro, o Sr. Pe. Armando não perdeu nunca a frontalidade do discurso, o acerto da explicação, o conhecimento actualizado das comunicações do Santo Padre, a aplicação da Palavra de Deus às pessoas concretas com problemas reais, o inconformismo e a denúncia de problemas que afectam a sociedade hodierna, tal como o aborto, a falta de justiça, a destruição da família, a perda e a relativização dos valores humanos, etc.
O Sr. Pe. Armando não se negou a abordar qualquer tema por mais ingrato e incomodativo que fosse. Por mais amarguras e críticas que lhe trouxesse. Tudo em nome da verdade, em virtude de um credo que abraçou quando quis ser sacerdote. E fê-lo num discurso bem argumentado, delicado, reflectido e sempre acessível a todos, tratando a língua portuguesa com a máxima deferência.
Por isso, a homenagem que hoje lhe prestamos, na celebração que envolve toda a comunidade, simboliza o reconhecimento de uma família por uma vida de total entrega, dedicação e empenho à causa mais nobre e sublime que é o anúncio da mensagem de Jesus Cristo.
O Sr. Padre Armando esteve, está e estará sempre ligado à história de Sande São Martinho, não agora (a partir do dia 1 de Outubro) como pároco, mas como homem de Deus que atou laços, redimiu vidas, lançou sementes de amor, distribuiu a paz, deu exemplos de verdadeiro amor a Cristo, passando horas a fio junto do Santíssimo, e distribuiu o perdão. Este homem é, na verdade, pelo exemplo de vida que nos manifestou, ao serviço a tempo inteiro da Igreja, um homem de Deus.
Agradeçemos a Deus tê-lo posto no nosso caminho. Obrigado Sr. Pe. Armando.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.